A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) participa, nesta semana, de agenda internacional voltada ao fortalecimento do intercâmbio técnico e institucional na área de dessalinização e reúso de água. A comitiva da entidade esteve na sede da empresa GS Inima, em Madrid, na Espanha, referência global em soluções para segurança hídrica.
Participaram da visita o presidente da Aesbe e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud; o vice-presidente regional I da Aesbe e presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas; o vice-presidente Nordeste II da Aesbe, Gildeone Almeida, presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa); e o presidente do Conselho Fiscal da Aesbe, Luiz Cavalcante Peixoto Neto, presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), além de representantes da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reutilização da Água (Aladyr) e técnicos que acompanham a missão internacional.
Durante o encontro, foram discutidos projetos estratégicos de dessalinização e reúso, com destaque para o projeto de dessalinização previsto para Vitória (ES) e também para o empreendimento em Fortaleza (CE). A GS Inima apresentou sua experiência na implantação e operação de mais de 40 plantas de dessalinização em diferentes países, compartilhando aspectos técnicos, modelos de gestão e soluções aplicadas em diferentes contextos climáticos e regulatórios.
A agenda também incluiu debates sobre modelos de estruturação financeira e receitas de projetos internacionais, como os desenvolvidos em Mascate (Omã), onde a empresa opera plantas de dessalinização que servirão de referência para as próximas visitas técnicas da delegação brasileira, previstas para os próximos dias.
Para o presidente da Aesbe, Munir Abud, a visita reforça o compromisso da entidade em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o saneamento no Brasil. “O diálogo com empresas que são referência mundial amplia nossa visão estratégica e contribui diretamente para o aprimoramento dos projetos que estão sendo estruturados no país”, destacou.
A Aesbe, por sua vez, mantém acordo de cooperação a Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr), reforçando o compromisso com soluções inovadoras e sustentáveis para o enfrentamento dos desafios hídricos no Brasil.


