Aesbe fornece informações contábeis e financeiras às suas associadas

Com o intuito de aprimorar a gestão, as 26 companhias estaduais de saneamento lançam mão de ferramentas para auxiliar na tomada de decisão. Entre elas, está o Sistema de Informações Financeiras (SICOF/SNIS), que é alimentado com informações de caráter econômico relacionadas às empresas estaduais de saneamento. Esses dados possibilitam um intercâmbio de ações bem-sucedidas, expertise técnica e processos de controle operacional e financeiro.

Mediante cadastro prévio, técnicos e gestores das companhias estaduais têm autonomia para atualizar mensalmente o banco de dados econômicos do SICOF, assim como ocorre com os demais sistemas disponíveis no site da Aesbe (SIG/SNIS, Banco de Preços e Banco de Tarifas). As informações contábeis e financeiras do SICOF estão classificadas em três tipos:

  • Tributos: impostos e tributos federais, estaduais e municipais, como PIS, Pasep Cofins etc.;
  • Incrementos: número de ligações de água e esgoto realizadas e relatório de economia de água e esgoto;
  • Informações financeiras: faturamento e receita, conforme os dados coletados nos balanços patrimoniais das empresas estaduais de saneamento.

Além de disponibilizar o sistema, a Aesbe também presta suporte permanente às associadas para que os cadastros se mantenham sempre abastecidos com informações atuais.

Como usar

Só podem ter acesso ao relatório exclusivo da Aesbe os técnicos ou gestores das companhias estaduais autorizados a visitar as áreas restritas do portal. Para utilizar o SICOF, basta acessar o site da associação e clicar no ícone “SICOF/SNIS”. Quem se conecta pela primeira vez à ferramenta, deve antes se cadastrar no site e solicitar o acesso, por meio do link “Este é meu Primeiro Acesso”.

O formulário de requerimento possui alguns dados de preenchimento obrigatório, como nome completo, e-mail e informações sobre a companhia estadual onde trabalha. Concluído e enviado, o pedido será respondido via correio eletrônico para habilitação do acesso. Há, ainda, a possibilidade de atendimento por um técnico de informática, em caso de dúvida do usuário.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores