A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e a Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (Abesco) firmaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de promover o desenvolvimento conjunto de ações voltadas à eficiência energética e à inovação no setor de saneamento básico. A parceria prevê a troca de informações técnicas, a realização de estudos e pesquisas, além da promoção de boas práticas que aliem sustentabilidade, economia e modernização dos serviços públicos.
Com vigência inicial de dois anos, o termo estabelece um compromisso mútuo entre as entidades para fomentar projetos que contribuam com a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário, ao mesmo tempo em que promovem o uso mais eficiente da energia nas operações do setor. A iniciativa também busca apoiar a qualificação de fornecedores, incentivar a inovação tecnológica e fortalecer a gestão regionalizada dos serviços de saneamento.
A Aesbe será responsável por divulgar os estudos e relatórios técnicos junto às suas associadas, participar de fóruns e eventos promovidos pela Abesco , além de utilizar, sempre que aplicável, as informações técnicas compartilhadas. Por sua vez, a Abesco disponibilizará relatórios setoriais, organizará reuniões informativas com as associadas da Aesbe e contribuirá em fóruns técnicos com soluções inovadoras voltadas à conservação de energia.
O Termo de Cooperação também estabelece diretrizes de ética, integridade, proteção de dados e conformidade com a legislação ambiental e anticorrupção. Além disso, autoriza a utilização conjunta das marcas das entidades em materiais de divulgação, mediante aprovação prévia, reforçando o caráter institucional da aliança.