Aesbe estará presente no Congresso da Abes e Fitabes 2021

Evento será realizado em Curitiba (PR), de 17 a 20 de outubro, e conta com o apoio institucional da Aesbe

 Por Rhayana Araújo – 06 de outubro de 2021

 A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) estará presente no 31º Congresso da Abes e Fitabes 2021, evento considerado o mais importante de saneamento e meio ambiente do Brasil, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro. O presidente da entidade e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, integrará três painéis que vão debater temas relevantes para o setor de saneamento. Também haverá a participação de vice-presidentes regionais da associação. Além disso, os membros da Diretoria da Aesbe vão se reunir no evento no dia 18 de outubro, para debater temas de interesse das associadas.

Junto ao Congresso, também será realizada a Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que apresentará as mais recentes inovações tecnológicas do setor de saneamento inseridas no contexto das cidades inteligentes. Neste local, a Aesbe terá um estande, em que apresentará edições da Revista Sanear, que traz temas importantes sobre o setor de saneamento, bem como fortalece a atuação das Companhias Estaduais de Saneamento – associadas Aesbe.

O evento, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), conta com o apoio institucional da Aesbe e com o patrocínio das associadas da entidade: Companhia de Saneamento de Saneamento do Paraná (Sanepar), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Cagece, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Empresa Baiana de Saneamento (Embasa), Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

Participações em Painéis e Diálogos Setoriais

No total, a Aesbe será representada em três Diálogos Setoriais, por meio do presidente e dos vice-presidentes regionais. Além disso, haverá a presença de presidentes de Companhias Estaduais de Saneamento – associadas da entidade – em três painéis.

No dia 19 de outubro, das 10h30 às 12h15, o presidente Neuri Freitas integrará o espaço, cujo tema é “O Futuro das empresas estaduais de saneamento”, junto com Ricardo José Soavinski, vice-presidente Regional da Aesbe e presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago); Carlos Eduardo Tavares de Castro, vice-presidente Regional da Aesbe e presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); e Roberto Muniz, da GSInima Brasil. A moderação do debate será feita por Edgard Faust Filho, da ABES-PR,

Ainda no dia 19, das 14h15 às 16h, Neuri Freitas integrará o espaço Diálogo Setorial – 7, que debaterá o tema “A agenda regulatória 2021/2022 da ANA”. Com moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da Abes, o debate também contará com as participações de Carlos Motta Nunes, superintendente de Regulação Econômica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Kátia Muniz Côco, diretora de Saneamento Básico da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar); e Percy Soares Neto, diretor executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon).

No dia 20 de outubro, das 14h15 às 16h, o presidente integrará mais uma sessão Diálogo Setorial, desta vez, com debate sobre o “Painel das entidades: discussão da agenda do setor”. Com moderação do presidente nacional da Abes, Alceu Guerios Bittencourt, participam do debate junto com Neuri: Aparecido Hojaij, presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae); Percy Soares Neto, diretor executivo da Abcon; Synara Aparecida Olendzki Broch, da Associação Brasileiros de Recursos Hidricos (ABRHIDRO); e Fernando Alfredo Rabello Franco, presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar).

Presidentes de outras Companhias Estaduais também integrarão Painéis e Diálogos Setoriais do Congresso. No dia 18 de outubro, a partir das 10h30, o presidente da Sabesp, Benedito Braga, participará do Painel de Abertura “Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Humanas – Desafios dos novos tempos”. No dia 19 de outubro, a partir de 9h15, o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, apresentará a Palestra Magna do terceiro dia de evento. Stabile também integrará o Diálogo Setorial “Painel de Presidentes: Desafios e Oportunidades para os Prestadores de Serviço Frente ao Novo Marco Legal do Saneamento”, a partir das 10h30.

Sobre o evento

O Congresso da ABES 2021 ocorrerá de 17 a 20 de outubro deste ano, de forma híbrida: presencial, em Curitiba (PR), e virtualmente, em plataforma digital exclusiva e interativa. O tema central desta edição 2021 é “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”.

As inscrições para o evento ainda estão abertas, acesse aqui: https://abes-dn.org.br/abeseventos/31cbesa/informacoes-gerais/. Para acessar a programação completa do evento, clique aqui. (https://abes-dn.org.br/abeseventos/31cbesa/programacao/).

O Congresso discutirá o desafio de como tornar as cidades e comunidades inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis. Considerando os pilares do saneamento básico como a base para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da agenda 2030 – Organização das Nações Unidas – ONU.

Neste contexto, uma cidade inteligente e conectada com o meio ambiente e o saneamento é aquela capaz de criar estruturas de gestão e governança para resolver problemas e se adaptar a novas situações com rapidez, tornando-se resiliente. O Congresso promoverá, ainda, uma ampla discussão do tema e da agenda institucional e técnica do setor de saneamento ambiental, com a interação dos profissionais, do ensino, da pesquisa e da inovação e apresentará casos de sucesso e boas práticas do setor, além de proporcionar ao público a participação com apresentação de trabalhos técnicos, troca de experiências e um valioso e amplo networking. O evento fortalece parcerias nacionais e internacionais e promove meios de implementação de ações, visando o desenvolvimento sustentável.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores