Aesbe e Sabesp coordenam fórum nacional em ERP no saneamento

A Aesbe promoveu, nesta quinta-feira, 14 de abril, o “1º Fórum Nacional de Sistemas Integrados de Informação – Experiências e Inovações em ERP no setor de saneamento”. O evento, realizado em ambiente virtual, teve como objetivo assessorar as companhias estaduais de saneamento na implementação da ferramenta, que pode ser de grande valia no cotidiano de empresas de vários segmentos – sendo especialmente útil no setor de saneamento. O espaço permitiu que as empresas públicas de saneamento pudessem trocar experiências sobre seus sistemas de gestão em relação à amplitude, maturidade e inovações desenvolvidas.

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são um sistema integrado de gestão, composto por vários módulos, que atende às necessidades de informações para as operações do dia e de tomada de decisão. Para o vice-presidente da Aesbe, Neuri Feitas, os trabalhos durante o fórum apresentaram elevado nível de aceitação e participação, pois, a partir deles, representantes de várias companhias puderam conhecer e se atualizar sobre os ERPs.

“Assim como o modus operandi das empresas vem mudando, principalmente com o que aprendemos durante a pandemia, soluções como o ERP são muito válidas, pois oferecem alternativas para melhorar a gestão de processos e rotinas de trabalho. No caso do saneamento, isso é particularmente especial porque, com o advento do novo marco legal e novo ambiente regulatório, todos nós precisamos ser ainda mais competitivos e eficientes para atender aos milhões de brasileiros que diariamente utilizam os serviços de saneamento básico”, destacou o vice-presidente da Aesbe.

Para as empresas que buscam transparência administrativa e financeira, esse tipo de sistema fornece também respostas rápidas e assertivas, características importantes para a atuação em ambiente competitivo, ainda mais agora com o Novo Marco do Saneamento.

Entre as companhias que possuem sistemas ERP em comum e participaram do fórum, estão a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP); a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa); e a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago).

A SABESP foi a coanfitriã do “1º Fórum Nacional de Sistemas Integrados de Informação – Experiências e Inovações em ERP no setor de saneamento” por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (CI) e da Superintendência de Planejamento Integrado (PI), área onde a ideia começou a se desenvolver – a partir da análise crítica do processo chamado Reorganização de Unidades Administrativas (Reuna). Nele, são coordenadas as alterações de dados mestres no ERP decorrentes de alterações na estrutura organizacional aprovadas pela Diretoria Colegiada da SABESP.

SAIBA MAIS

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são um sistema integrado de gestão, composto por vários módulos, que atende às necessidades de informações para as operações do dia e de tomada de decisão – a partir de uma base de dados única e não redundante. Abrangem uma enorme gama de funcionalidades e processos organizacionais, como atividades administrativas (referentes a finanças, recursos humanos, contabilidade e tributação), comerciais (pedidos, faturamento, logística e distribuição) e produtivas (projeto, manufatura, controle de estoques e custos).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores