Aesbe discute rumos da comunicação em reunião de Câmara Técnica

Representantes de Associadas participam de reunião da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa e planejam ações para 2019

Encontro ocorreu em Fortaleza (CE) nesta quarta-feira, 14

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) promove nesta quarta-feira (14/11), em Fortaleza (CE), a reunião da sua Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa (CTCI). Entre os temas discutidos, estão o planejamento de ações de comunicação para 2019, a capacitação de jornalistas sobre saneamento e o treinamento de gestores de empresas de saneamento em comunicação.

Durante o evento, também foi apresentado o Manual de Relacionamento da Aesbe, produzido pela entidade com apoio voluntário de representantes da CTCI em 2018. Lançado oficialmente durante o Seminário da Aesbe, no mês de agosto, em Brasília, o documento traz diretrizes e orientações sobre como se relacionar com veículos de imprensa. O material está disponível para download no site da Aesbe: https://aesbe.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Manual-de-Relacionamento-Aesbe_FINAL.pdf

Os participantes também visitaram a Assessoria de Comunicação da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece). Ali, conheceram os processos básicos de comunicação da empresa e trocaram experiências sobre as rotinas de atendimento à imprensa e desafios de comunicação.

Desafios – Entre as atividades previstas para 2019, a equipe da CTCI deverá elaborar um projeto de capacitação de jornalistas que cobrem o setor de saneamento no Brasil. Na reunião, o coordenador da Câmara Técnica de Comunicação da Associação Brasileira de Empresas de Saneamento (ABES), Dante Ragazzi Pauli, apresentou um esboço do trabalho daquela entidade para um curso semelhante. A Aesbe e membros da CTCI irão estudar o formato, os benefícios e as providências para a formalização de parceria com a ABES para a realização dessas capacitações.

Outro desafio da CTICI para o próximo ano é estabelecer diretrizes para o treinamento constante de gestores das Associadas para o relacionamento com a mídia. Para iniciar as discussões sobre o tema, os participantes do encontro em Fortaleza conheceram as políticas de porta-vozes da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

A reunião da CTCI foi conduzida pela jornalista da Aesbe, Rhayana Araújo, e teve participação de 13 membros da Câmara, representando 10 companhias estaduais de saneamento:

CAERD – Newton Sérgio Vicente da Silva

CAERN – Ana Luiza Cardoso e Paulo Freire

CAGECE – Dalviane Pires e Tatiana Carneiro Mendes

CEDAE – Karen Rodrigues Russo

COMPESA – Irina Ferreira Terezo

DESO – Wendell Barbosa

EMBASA – Débora Ximenes

SABESP – Carlos Eduardo Hashish

SANEAGO – Luiz Carlos Novo Alvares, Sandy Chaves de Souza

SANEPAR – Thays Renata Poletto

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores