Abraço Jeri: primeira etapa da campanha aposta em abordagens educativas, no Ceará

O dia começa cedo para as equipes de interação social da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”. Com material educativo em mãos, as agentes percorrem a Vila de Jericoacoara,no Ceará, porta à porta, para levar informação e orientar a população sobre a correta utilização da rede de esgoto na Vila, bem como o uso responsável da água. A intenção é dar oportunidade para que os proprietários de imóveis possam buscar regularização, voluntariamente, caso estejam em situação inadequada.

Até o próximo dia 2 março, a meta é visitar cerca de dois mil imóveis comerciais e residenciais em toda a Vila. Somente esta semana, cerca de mil imóveis serão visitados nesta primeira etapa da campanha, que consiste em visitas educativas de sensibilização.

Nesse primeiro momento, a abordagem é voltada para conscientização, alerta e repasse de informações sobre os cuidados com o meio ambiente e o uso adequado da rede. A expectativa é que, a partir da abordagem educativa, os usuários em situações inadequadas, tanto no uso da rede de esgoto como da água de poços sem outorgas, passem a procurar atendimento para se regularizar.

Nos primeiros dias de trabalho, a aceitação da campanha tem sido positiva pelos moradores e trabalhadores de Jericoaocoara. Para Joelma Brandão, vendedora em loja de roupas e moradora de Jericoacoara, a iniciativa da campanha é muito importante para garantir a preservação ambiental da praia. “Essa campanha é muito importante, principalmente para fazer com que os proprietários de imóveis entendam que alguns usos (da rede de esgoto) não são permitidos. Esse cuidado é fundamental porque impacta diretamente na preservação do meio ambiente e no turismo, que é nossa principal atividade aqui”, declara a vendedora.

Já a atendente de supermercado, Socorro Viana, moradora de Jericoacoara há cinco anos, destaca a importância da responsabilidade de todos na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida da população. “Somos uma ilha que precisa ser conservada. Temos que respeitar o local onde vivemos, cuidar do nosso território. Isso vale para todos, desde os nativos até os turistas que visitam nossa praia”, diz a atendente.

Como forma de facilitar o acesso, os interessados em se regularizar voluntariamente podem procurar atendimento no Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara. No local, foi montado um esquema de serviços, com atendimento voltado aos usuários da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) que desejarem se regularizar.

Reuniões

Como parte da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, aconteceu no último dia 21, às 15h, no Polo de Jericoacoara, reunião com empresários da Vila. Participaram do encontro representantes da Cagece, Arce, Secretaria das Cidades, entre outros órgãos envolvidos na campanha. Durante a reunião, foram apresentadas as ações e orientações sobre o uso adequado da rede de esgoto na Vila, bem como os cuidados com a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente. Às 19h, o grupo que promove a campanha participou de reunião com vereadores de Jijoca, na Câmara Municipal.
A campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” tem como participantes a Secretaria das Cidades, a Cagece, Cogerh, Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Ceará (Arce), Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Ministério Público do Estado do Ceará, Instituto Chico Mendes (ICMBio), além da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e entidades locais.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores