21° Papo de Clima recebe o diretor regional para o Brasil e Cone Sul da Agência Francesa de Desenvolvimento, Dominique Hautbergue

O 21º episódio do Papo de Clima, iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), recebeu Dominique Hautbergue, diretor regional para o Brasil e Cone Sul da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O encontro abordou a importância da cooperação internacional e do financiamento para ampliar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e ao enfrentamento das mudanças climáticas. Clique aqui e assista o episódio completo. 

Com atuação em diferentes países, a AFD apoia projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável, à transição ecológica, à adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e à redução das desigualdades. No Brasil, a instituição mantém parcerias com governos, instituições públicas e outros atores para apoiar iniciativas alinhadas à agenda climática e ao desenvolvimento de longo prazo.

A participação de Dominique Hautbergue no Papo de Clima contribuiu para ampliar o debate sobre os caminhos para mobilizar recursos e fortalecer projetos que respondam aos desafios impostos pelas mudanças climáticas. No setor de saneamento, essa discussão ganha relevância diante da necessidade de ampliar investimentos em infraestrutura, aumentar a resiliência dos sistemas e garantir a continuidade e a segurança dos serviços diante de eventos climáticos extremos.

O financiamento climático é considerado um dos elementos necessários para viabilizar a transformação da infraestrutura urbana e dos serviços públicos. Para empresas de saneamento, a disponibilidade de recursos e a construção de parcerias podem contribuir para projetos relacionados à segurança hídrica, eficiência operacional, adaptação das estruturas e universalização do acesso aos serviços.

A cooperação internacional também ocupa espaço estratégico nesse processo, ao aproximar instituições, governos e empresas em torno de soluções capazes de conciliar desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Ao longo dos episódios, o Papo de Clima tem reunido especialistas e representantes de diferentes setores para discutir os impactos das mudanças climáticas sobre o saneamento e os caminhos para preparar o setor para esse cenário. Com a participação de Dominique Hautbergue, o 21º episódio amplia essa discussão a partir da perspectiva da cooperação e do financiamento internacional para projetos de desenvolvimento sustentável.

O episódio está disponível nos canais da Aesbe e integra a programação do Papo de Clima, iniciativa que busca promover o diálogo e a troca de conhecimentos sobre os desafios climáticos e seus impactos sobre o setor de saneamento.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores