A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou, nesta terça-feira (18), a reunião da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças (CTCF), reunindo representantes das companhias associadas à Aesbe para discutir temas estratégicos relacionados à contabilidade, às finanças e aos processos regulatórios do setor. O encontro ocorreu de forma híbrida, permitindo a participação presencial e virtual dos representantes.
A reunião foi realizada na sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em São Paulo (SP), que sediou a programação. Na abertura, o diretor executivo da Aesbe, Sérgio Gonçalves, destacou a importância da atuação das Câmaras Técnicas como espaços de diálogo, troca de experiências e construção conjunta de soluções para desafios que impactam as empresas estaduais de saneamento.
“Esses espaços são fundamentais para que possamos discutir os desafios comuns às companhias, compartilhar experiências e construir, de forma conjunta, caminhos que contribuam para o fortalecimento do setor de saneamento”, destacou Sérgio Gonçalves.
Representando a Sabesp, João Paulo Papa, assessor da Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade da companhia, também participou da abertura e falou sobre a importância de sediar a reunião da CTCF. Para ele, receber os representantes das empresas associadas à Aesbe reforça a integração e a colaboração entre as companhias do setor.
A programação da CTCF contemplou discussões sobre a reforma tributária, com destaque para os impactos contábeis da CBS e do IBS, apuração assistida, imunidade tributária, adequação das tarifas ao novo cenário tributário, diferenças de alíquotas entre entes federativos e revisões contratuais.
Também estiveram em pauta o controle de ativos societários e regulatórios, incluindo levantamento de ativos, controle patrimonial e avaliação de vida útil; a divulgação das demonstrações financeiras, com foco no CPC 51; e as normas IFRS S1 e S2, incluindo questões relacionadas à obrigatoriedade e à ICVM 244.
A reunião integra uma agenda de atividades da Aesbe voltada ao aprimoramento técnico das empresas associadas e à promoção do intercâmbio de conhecimentos entre profissionais do saneamento. A programação da CTCF antecede o 3º Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Saneamento Básico (ENCONSAB), realizado nos dias 19 e 20 de agosto, também em São Paulo.

