A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), associada da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), conquistou, em 13 de julho, o prêmio internacional Special Achievement in GIS (SAG) com o Sagal Esgoto (Sistema de Análise e Gestão de Ativos Lineares de Esgoto). A empresa foi a única representante brasileira na premiação, entregue pelo presidente da Esri, Jack Dangermond, durante a prestigiada Sessão Plenária da Conferência de Usuários da Esri (Esri UC), em San Diego, na Califórnia.
O sistema premiado é uma plataforma que utiliza uma análise multicritério (método AHP) integrada a um ambiente de Sistema de Informações Geográficas (GIS). Na prática, a ferramenta avalia a saúde das redes coletoras da Companhia cruzando informações de consumidores e de serviços para identificar os trechos mais críticos. Os dados permitem planejamentos mais precisos, redução de custos operacionais e um melhor direcionamento dos investimentos. O modelo foi reconhecido pelo SAG Awards por estabelecer novos padrões de inovação na comunidade global de GIS.
O Sagal Esgoto foi desenvolvido na Sanepar pela Diretoria de Operações, em conjunto com a empresa Imagem, com apoio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTIN).
Além da premiação, o sistema também foi apresentado durante conferência ao grupo de usuários de infraestrutura das Américas. A apresentação foi feita pelo gerente da SPDO, Paulo Celso Teixeira Marini. Também participaram do evento, representando a Sanepar, o idealizador do projeto e assessor da SPDO, Tiago Tomio Kametani, o engenheiro da GPEG, Christiano Marchiorato Dobignies, e o gerente da GTIN Anderson Schamne.
Para o vice-presidente regional Sul da Aesbe e presidente da Sanepar, Wilson Bley, este reconhecimento internacional mostra que a Sanepar está preparada para o futuro, pois “está conseguindo usar a tecnologia para antecipar decisões estratégicas e investimentos que impactam mais positivamente a vida da população do Paraná.”
O evento contou com a participação de 17.200 pessoas de pelo menos 130 países, se firmando como o maior encontro global de GIS. A premiação reforça a maturidade digital da Sanepar e consolida o alinhamento da empresa com as melhores práticas internacionais do saneamento.


