Conheça os integrantes das Bancas Examinadoras do II Prêmio Nacional Universalizar

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) divulgou os integrantes das Bancas Examinadoras do II Prêmio Nacional Universalizar, iniciativa que reconhece projetos inovadores desenvolvidos pelas companhias associadas à Aesbe. A relação completa dos avaliadores pode ser consultada AQUI.

Comprometida com a transparência e a imparcialidade, a Aesbe estruturou um processo criterioso de avaliação, reunindo especialistas com experiência técnica nas áreas que compõem as seis categorias do prêmio: Segurança Hídrica, Meio Ambiente, Justiça Ambiental, Transição Energética, Inovação e Comunicação e Engajamento Social. Cada banca é responsável pela análise detalhada dos projetos inscritos em sua categoria, seguindo um manual específico que orienta todas as etapas do processo.

A metodologia de avaliação estabelece seis critérios principais, cada um com peso próprio na composição da nota final. São eles: relevância do projeto (20%), impacto positivo (20%), originalidade e inovação (25%), viabilidade técnica e econômica (15%), replicabilidade (10%) e inovação (10%). Os avaliadores atribuem notas de 0 a 10 para cada critério, com base em uma escala que vai desde “não atende” até “excepcionalmente atendido”. As notas são registradas com uma casa decimal, sem arredondamentos, e lançadas em ficha de avaliação individual.

Para o cálculo final, a nota de cada critério é multiplicada pelo seu peso correspondente. A soma desses resultados determina a nota total do projeto, que serve como base para a classificação dos trabalhos em ordem decrescente. Os três melhores de cada categoria serão premiados. Todo o processo ocorre sob rigoroso sigilo: informações sobre os projetos, as notas atribuídas e os resultados parciais são confidenciais, reforçando o compromisso da Aesbe com a lisura e a integridade do prêmio.

Sobre a cerimônia de premiação

A Cerimônia de Premiação será realizada no dia 4 de dezembro de 2025, às 19h, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília (DF).

Sobre o Prêmio

O Prêmio Nacional Universalizar, criado e promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), chega à sua segunda edição como uma importante iniciativa de valorização, visibilidade e reconhecimento de projetos que impulsionam a inovação, a equidade e a sustentabilidade no setor de saneamento básico.

Seu objetivo principal é premiar ações transformadoras realizadas pelas empresas associadas à Aesbe, reforçando o compromisso coletivo com a universalização dos serviços e com o direito universal ao saneamento. Em sua primeira edição, o Prêmio alcançou expressiva adesão e revelou experiências inspiradoras em diversas partes do país. Agora, em 2025, ele se consolida como um espaço de troca, estímulo à criatividade e fortalecimento institucional.

 

CATEGORIAS

1. Segurança Hídrica

A categoria reconhece projetos que contribuem para uma melhoria significativa da qualidade da água fornecida pela companhia de saneamento associada à Aesbe e o aumento da disponibilidade de água potável, oferecendo, também, maior continuidade no abastecimento para a população. Inclui-se nesta categoria projetos voltados para o combate e redução às perdas de água.

A cor oficial da categoria é azul, simbolizando a água, a pureza e a confiança.

1. Meio Ambiente

A categoria reconhece projetos de educação e responsabilidade ambiental que tenham a população como público-alvo da iniciativa ou que possuam impacto direto no meio ambiente, a exemplo de iniciativas como reflorestamento de matas ciliares, programas de reciclagem, entre outros. Inclui-se nesta categoria projetos de educação ambiental voltados à sensibilização da população para interligação e utilização das redes de água e esgoto disponibilizadas pelas companhias.

A cor oficial da categoria é verde, simbolizando a natureza, sustentabilidade e ecologia.

1. Justiça Ambiental

Categoria voltada para reconhecer projetos inovadores que buscam assegurar o acesso ao saneamento para populações periféricas, e/ou historicamente colocadas à margem social, considerando as vulnerabilidades de raça, etnia, gênero ou classe social.

A cor dessa categoria é roxa, simbolizando a luta por justiça social e igualdade.

1. Transição Energética

A categoria reconhece projetos e iniciativas que demonstram excelência na implementação de soluções inovadoras e sustentáveis para o consumo de energia no setor de saneamento. Serão avaliados projetos que possibilitem redução do impacto ambiental, promovam segurança energética, inovação, tecnológica, sustentabilidade ou redução da emissão de gases poluentes.

A cor da categoria é amarela, representando energia, inovação e otimismo.

1. Inovação

A categoria contempla todos os projetos que possuam características significativas de inovação no setor de saneamento e que não estejam contemplados nas temáticas das categorias anteriores.

A cor da categoria é laranja, simbolizando a criatividade, entusiasmo e novas ideias.

1. Comunicação e Engajamento Social

A categoria reconhece projetos e iniciativas de comunicação, tanto interna quanto externa, que demonstrem excelência em promover o engajamento social, a transparência, a conscientização e a participação da comunidade em temas relacionados ao saneamento básico. Serão avaliados projetos que utilizem estratégias inovadoras e eficazes para informar, educar e mobilizar diferentes públicos, sejam funcionários, usuários, comunidades locais, órgãos públicos e a sociedade em geral.

A cor oficial da categoria é vermelho coral, simbolizando a ação comunicativa, o vínculo com as pessoas, a energia social e a capacidade de mobilização. Representa também o calor humano, a empatia e o papel fundamental da comunicação na transformação coletiva.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores