Aesbe participa do 21° Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) em São Paulo (SP)

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) participou, nesta quarta-feira (29), do 21° Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE), principal evento do setor no país, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). O congresso, que acontece desde o dia 27 de outubro, reúne especialistas, empresas e gestores públicos para debater soluções, inovações e oportunidades que impulsionam o uso racional da energia, a competitividade e o desenvolvimento sustentável.

Reconhecido como uma vitrine estratégica para o avanço da transição energética no Brasil, o COBEE dedica cada dia de sua programação a temas essenciais da eficiência energética. O dia 29 de outubro foi voltado especialmente ao setor de saneamento, destacando experiências e iniciativas na promoção de práticas sustentáveis e no uso inteligente da energia.

O diretor executivo da Aesbe, Sérgio Antonio Gonçalves, atuou como moderador do Painel 10 – Eficiência Energética no Saneamento, que contou com as participações de atuou como moderador do Painel 10 – Eficiência Energética no Saneamento, que contou com as participações de Douglas Nóbrega, presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Ricardo Formento, chefe no Centro de Negócios de Transição Energética da WEG, e André Ruiz, representante da Vitalux. O debate trouxe à tona os avanços tecnológicos e os desafios enfrentados pelas companhias estaduais para reduzir o consumo energético e otimizar recursos no tratamento e distribuição de água e esgoto.

Em seguida, o Painel 11 – Eficiência Energética em Áreas Vulneráveis e Impactadas por Desastres contou com as participações de Vicente Perrone, presidente do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre; Paulo Henrique Holanda Pascoal, superintendente de Operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); e Sebastião Arcanjo, do Grupo Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia). Com moderação de Fernando Perrone, diretor-geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), o painel discutiu estratégias para garantir o fornecimento de serviços essenciais em contextos de crise e desastres climáticos, reforçando o papel da eficiência energética na resiliência das comunidades.

Encerrando o dia, o Painel 12 – Geração de Energia Limpa no Saneamento reuniu Luciane Domingues, diretora de Regulação e Gestão de Energia da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp); Sérgio Antunes Lemos, diretor de Engenharia da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); e Cyrilo Lemos, gerente de Eficiência Energética da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), com mediação de Mateus da Cruz Brinckmann Oliveira, da BLGN Advocacia. O debate apresentou experiências exitosas das companhias em projetos de geração de energia renovável, como biogás e energia solar, que reduzem custos operacionais e fortalecem o compromisso ambiental do setor.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores