Aesbe discute desafios da contabilidade regulatória em reunião da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças (CTCF)

Na manhã desta quinta-feira (2), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou a reunião da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças (CTCF), com foco na Consulta Pública nº 008/2025 – Contabilidade Regulatória e Controle Patrimonial, cujo prazo para contribuições se encerra em 11 de outubro. 

O encontro, conduzido pelo coordenador da CTCF, Elias Evangelista, contou com a participação de especialistas de diferentes companhias associadas que realizaram discussões sobre a proposta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 

Logo na abertura, Evangelista destacou a relevância da consulta pública, ressaltando que as novas exigências regulatórias podem trazer impactos significativos para as companhias, especialmente na elaboração de demonstrações financeiras e no controle patrimonial. Os participantes também destacaram a necessidade de maior integração entre sistemas de contabilidade, tributação e gestão de ativos. 

A reunião foi encerrada com a orientação para que as companhias encaminhem suas contribuições à Consulta Pública nº 008/2025 até o dia 11 de outubro. A expectativa é que as manifestações das empresas tragam subsídios técnicos para garantir maior efetividade na aplicação da norma de contabilidade regulatória e controle patrimonial. 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores