A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou, na noite desta quarta-feira (27), a cerimônia de posse da nova Diretoria Nacional e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2025/2027. O evento reuniu autoridades, representantes das companhias de saneamento de todo o país e convidados, marcando um novo ciclo de gestão da instituição.
A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Quinteto Toccata, seguida de homenagens às empresas patrocinadoras da cerimônia: Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, gravou um vídeo para o evento reforçando a relevância da entidade no cenário nacional do saneamento básico.
A eleição que definiu a nova diretoria foi realizada em 17 de julho. Na ocasião, foi eleito, por aclamação, como presidente nacional da Aesbe Munir Abud, presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Já a vice-presidência nacional ficou a cargo de Marcos Aurélio Alves Freitas, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).
Também foram empossados os vice-presidentes regionais e membros do conselho fiscal, sendo eles: Vice-presidente Regional Nordeste I: Neuri Freitas (Cagece); vice-presidente Regional Nordeste II: Gildeone Almeida (Embasa); vice-presidente Regional Centro-Oeste: Ricardo Soavinski (Saneago); vice-presidente Regional Norte: Cleverson Brancalhão (Caerd); vice-presidente Regional Sudeste: Aguinaldo Ballon (Cedae); vice-presidente Regional Sul: Wilson Bley (Sanepar); presidente do Conselho Fiscal: Luiz Neto (Casal); conselheiro: Pedro Cardoso (ATS); e conselheiro: Luciano Gois (Deso)
Na ocasião, a Aesbe prestou agradecimentos aos dirigentes que deixaram a gestão 2023/2025: José Fernando Gomes Júnior (Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa); Roberto Sérgio Ribeiro Linhares (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern); Edson Moritz (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan) e James Serrador (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima – Caer) reconhecendo a contribuição de cada um para o fortalecimento da associação.
O diretor executivo da Aesbe, Sérgio Gonçalves, ressaltou a confiança na nova gestão e a relevância da entidade no cenário nacional:
“A Aesbe desempenha um trabalho essencial há 40 anos. Com essa diretoria eleita, temos certeza que vamos continuar primando pelo trabalho e construindo políticas públicas da melhor forma possível. Através das nossas Câmaras Técnicas, vamos consolidar todo o papel técnico da Aesbe e contribuir para que possamos, juntos, alcançar a universalização”, destacou.
O novo presidente nacional, Munir Abud, ressaltou a importância da união entre os associados e compartilhou o mote que guiará sua gestão:
“Onde semeamos saneamento floresce cidadania. É com esse mote que nós pretendemos conduzir a associação. Estamos aqui solenizando a posse da diretoria com a convicção de que, ao semearmos saneamento, colhemos dignidade, saúde, um meio ambiente equilibrado e o cumprimento de direitos constitucionais. Esses foram os princípios que guiaram e continuarão guiando a minha gestão rumo à universalização do saneamento”, afirmou.
Já o vice-presidente nacional, Marcos Aurélio Alves Freitas, destacou que a escolha de Abud reflete a coesão do setor:
“A eleição por aclamação do Munir Abud representa a unidade do setor de saneamento. Dentro da nossa casa, o cumprimento do previsto pela Lei nº 14.026/2020 é o desafio de todos nós”, reforçou.
O vice-presidente da OAB, Felipe Sarmento, reforçou a relevância da interlocução entre as instituições.
“Ao prestigiarmos a posse da nova gestão, reafirmamos nosso propósito em manter um canal permanente de diálogo, assegurando a cooperação necessária e a segurança jurídica que orientam a atuação das duas instituições. Para a OAB, é essencial o fortalecimento das relações que impactam diretamente a vida da sociedade, sempre com respeito à autonomia e à missão de cada organização”, afirmou Sarmento.
Ao longo da cerimônia, os novos vice-presidentes regionais e membros do Conselho Fiscal também destacaram a importância da cooperação federativa e da troca de experiências entre as companhias.
A posse da nova diretoria reforça o compromisso da Aesbe em fortalecer a representação das companhias estaduais de saneamento e em ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas à universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário em todas as regiões do Brasil.
Confira a nova diretoria da Aesbe:
Presidente: Munir Abud (Cesan)
Vice-presidente: Marcos Aurélio (Caema)
Vice-presidente Nordeste I: Neuri Freitas (Cagece)
Vice-presidente Nordeste II: Gildeone Almeida (Embasa)
Vice-presidente Centro Oeste: Ricardo Soavinski (Saneago)
Vice-presidente Norte: Cleverson Brancalhão (Caerd)
Vice-presidente Sudeste: Aguinaldo Ballon (Cedae)
Vice-presidente Sul: Wilson Blay (Sanepar)
Presidente do Conselho Fiscal: Luiz Neto (Casal)
Conselheiro: Pedro Cardoso (ATS)
Conselheiro: Luciano Gois (Deso)