1º dia do 5º Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento reúne cerca de 300 pessoas em Natal/RN

O primeiro dia do 5° Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento reuniu cerca de 300 pessoas nesta quinta-feira (17), em Natal/RN. Com o tema “Excelência na Jornada do Cliente”, o evento é promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e segue até sexta-feira (18), reunindo representantes de companhias estaduais de todo o país em torno de debates, painéis e palestras voltadas à inovação, à eficiência e à humanização dos serviços comerciais no setor. Clique aqui e acesse as fotos. 

A programação foi iniciada com o credenciamento dos participantes, seguido da solenidade de abertura, que contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da pauta do saneamento básico para o desenvolvimento social e para a dignidade da população. Também participaram da abertura o presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Sérgio Ribeiro Linhares; a gerente Comercial da Embasa, Thalita Vieira; o superintendente Comercial da Cagece, Agostinho Moreira; e o presidente da Cagece e da Aesbe, Neuri Freitas.

Logo após a solenidade, Neuri Freitas ministrou a palestra magna “Desafios na área comercial na busca pela universalização do saneamento”, na qual abordou os principais entraves e oportunidades enfrentados pelas companhias estaduais na ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto. Neuri reforçou a importância de modernização, equilíbrio financeiro e foco no cliente como estratégias fundamentais para avançar na universalização.

Em seguida, o diretor da Tecqua Tecnologia em Sistemas de Saneamento, Adoniran Lopes, apresentou a palestra “Projetos de Performance – Como transformar perdas em oportunidades lucrativas de receitas”, trazendo uma perspectiva prática sobre a conversão de perdas operacionais em ganhos financeiros sustentáveis para as empresas.

Após o almoço oferecido pela organização, o evento foi retomado com o Painel 1: Transformação Digital no Atendimento ao Cliente, moderado por Thalita Vieira. O painel contou com apresentações de experiências inovadoras de diferentes companhias. Janaína Santos da Cunha, da Cagepa, abordou a inclusão e acessibilidade na transformação digital da companhia. Fabiane Oliveira da Paixão, da Embasa, compartilhou a experiência com o vídeo atendimento. Eduardo Valenza, da Sanepar, apresentou os resultados da transformação digital a partir da cultura organizacional e da tecnologia. Eduardo Romualdo Soares, ouvidor da Caesb, falou sobre a estratégia da companhia com o uso do WhatsApp como ferramenta de atendimento e eficiência institucional. Fechando o painel, Frederico Lima, diretor-geral da Winston Inteligência, destacou o papel da inteligência artificial generativa no atendimento inteligente e na gestão eficiente.

Na sequência, foi realizada a palestra da Fimm Brasil, e, em seguida, os participantes puderam aproveitar o coffee break oferecido pela organização.

O último painel do dia, Integração e Otimização de Processos Comerciais, foi moderado por Isaías Veríssimo Lopes, gerente de Suporte Comercial da Cagepa, e contou com a participação de representantes de diversas companhias. Tamyres Queiroz de Oliveira, da Embasa, falou sobre estratégias de background para eficiência no faturamento e arrecadação. Maria Lúcia de Nóbrega da Silva Ribeiro, da Cedae, apresentou práticas para otimizar o processo de leitura. Juliana Pereira Gonçalves, da Sanesul, destacou a solução inovadora de recebimento via PIX no ato do corte. João Ricardo Ramos de Souza, também da Embasa, compartilhou como a companhia vem transformando seu relacionamento com os clientes, priorizando o cidadão. Finalizando o painel, Moisés Simões, sócio e Head de Experiência do Usuário da Tatodesk, abordou o futuro da experiência do cliente no setor de saneamento, com foco na era da inteligência artificial generativa.

O primeiro dia do seminário foi encerrado com um coquetel de abertura na Cervejaria Oktos.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores

plugins premium WordPress