Munir Abud (Cesan/ES) é o novo presidente da Aesbe

Os integrantes do colegiado da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) elegeram, por aclamação, Munir Abud, presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), como novo presidente da entidade durante a 4° Assembleia Geral Extraordinária da Aesbe, realizada em Natal/RN, nesta quinta-feira (17). A escolha marca o início de uma nova gestão, com foco na continuidade das ações institucionais e no fortalecimento do papel das companhias associadas na universalização do saneamento básico no Brasil. 

Marcos Aurélio Alves Freitas, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), foi eleito vice-presidente nacional da Aesbe. Os eleitos assumem a gestão da Aesbe em um cenário desafiador, que exige engajamento técnico, articulação política e compromisso com a inovação no setor. A eleição foi celebrada pelas associadas como uma demonstração de união e maturidade institucional. 

Também foram eleitos os vice-presidentes regionais e os membros do conselho fiscal, sendo eles: vice-presidente Nordeste I: Neuri Freitas (Cagece); vice-presidente Nordeste II Gildeone Almeida (Embasa); vice-presidente Centro Oeste Ricardo Soavinski (Saneago); vice-presidente Norte Cleverson Brancalhão (Caerd); vice-presidente Sudeste Aguinaldo Ballon (Cedae); vice-presidente Sul Wilson Blay (Sanepar); presidente do Conselho Fiscal Luiz Neto (Casal); conselheiro Pedro Cardoso (ATS) e conselheiro Luciano Gois (Deso). 

Munir Abud destacou que assume a presidência da Aesbe com o compromisso de dar continuidade ao trabalho de excelência realizado por Neuri Freitas, ressaltando que a entidade está estruturada e preparada para enfrentar os desafios do setor. Ele mencionou, entre as prioridades da nova gestão, o enfrentamento aos efeitos da reforma tributária no saneamento e o cumprimento das metas de universalização dos serviços. 

 
“Os desafios serão muitos, mas estamos aqui com disposição para trabalhar, tendo certeza de que pegamos uma instituição estruturada, pronta para enfrentar qualquer desafio”, afirmou Munir Abud. 

Marcos Aurélio, e parabenizou a última gestão e afirmou o compromisso na continuidade do trabalho. “Estar assumindo a vice-presidência é um compromisso muito grande com o saneamento do Brasil. Estamos ai cuidando de PPPs, de novas modelagens para que as empresas se fortaleçam e cumpram o papel do atendimento tanto da coleta e tratamento de esgoto, quanto na distribuição de água., relata Marcos Aurélio.  

Encerramento de um ciclo: Gestão Neuri Freitas 

A eleição também marca o encerramento da gestão de Neuri Freitas, que presidiu a Aesbe entre 2021 e 2025. Reconduzido em 2023, Neuri deixa a presidência com um legado de fortalecimento institucional, modernização e avanços estratégicos em diversas frentes do setor de saneamento. 

Durante sua gestão, a Aesbe promoveu ações de grande impacto, como a criação da Escola do Saneamento, a articulação nacional para garantir o protagonismo das empresas públicas na COP30, a institucionalização do Prêmio Nacional Universalizar — que reconhece boas práticas das associadas — e a atuação firme na Reforma Tributária, em defesa da essencialidade do setor. 

Outra marca importante da sua liderança foi a ampliação das Câmaras Técnicas, espaços fundamentais para o intercâmbio de conhecimento e construção coletiva entre as empresas associadas. Foram criadas as CTs de Inovação e Ouvidoria em 2023, além das CTs de Saneamento Rural, Recursos para Investimentos e Finanças, e Projetos e Obras, em 2025. 

Em sua fala de despedida, Neuri destacou o sentimento de gratidão e dever cumprido: 

“Ao finalizar mais um ciclo à frente da presidência da Aesbe, deixo este espaço com o sentimento de dever cumprido e de profunda gratidão. […] Sigo à disposição do setor e das companhias associadas, convicto de que a universalização do saneamento passa, necessariamente, pela valorização da experiência, da capacidade e do compromisso das empresas associadas à Aesbe com a população brasileira.” 

Confira a nova diretoria da Aesbe:

Presidente: Munir Abud (Cesan) 

Vice-presidente: Marcos Aurélio (Caema) 

Vice-presidente Nordeste I: Neuri Freitas (Cagece) 

Vice-presidente Nordeste II: Gildeone Almeida (Embasa) 

Vice-presidente Centro Oeste: Ricardo Soavinski (Saneago) 

Vice-presidente Norte: Cleverson Brancalhão (Caerd) 

Vice-presidente Sudeste: Aguinaldo Ballon (Cedae) 

Vice-presidente Sul: Wilson Blay (Sanepar) 

Presidente do Conselho Fiscal: Luiz Neto (Casal) 

Conselheiro: Pedro Cardoso (ATS) 

Conselheiro: Luciano Gois (Deso) 

Confira minicurrículo do Munir Abud 

Munir Abud é Advogado, Pós-Graduado em Direito Administrativo e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor Presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (CESAN), onde lidera o maior programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da história do Espírito Santo.

Com uma sólida trajetória no setor público, Munir Abud tem se destacado em posições estratégicas de liderança. Foi Diretor Presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES), tendo conduzido a primeira operação do Fundo Soberano Capixaba. Atuou também como Diretor Geral da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e como Procurador Geral do Município de Anchieta/ES.

Sua carreira destaca-se pela inovação e pelo comprometimento com a eficiência na gestão pública. Em reconhecimento à sua atuação no setor de saneamento, Munir Abud de Oliveira foi eleito Presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025–2027.

Sob sua liderança, a CESAN fortalece sua credibilidade institucional, ampliando investimentos, parcerias e modernizando os serviços de saneamento no Espírito Santo.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores

plugins premium WordPress