O segundo dia da reunião presencial da Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CTDO), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), foi marcado por discussões e uma visita técnica ao Centro de Operações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), em Brasília/DF.
As atividades desta sexta-feira (30) começaram com discussões das companhias associadas referente a encaminhamentos estratégicos, desafios operacionais e o alinhamento de ações conjuntas. A programação do segundo dia também contou com a apresentação “Migração para o Mercado Livre”, conduzida por Humberto Ubelina, Gerente de Gestão Energética na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), abordando os desafios e oportunidades do setor de saneamento diante da abertura do mercado de energia.
Em seguida, os participantes seguiram para uma visita técnica às instalações do Centro de Operações da Caesb, espaço considerado referência em monitoramento e controle de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A visita permitiu a troca de experiências sobre gestão operacional, uso de tecnologia para eficiência nos serviços e boas práticas adotadas pela companhia do Distrito Federal.