Na tarde desta segunda-feira (26), às 16h, durante a programação do 33º Congresso da ABES e Fitabes 2025, em Brasília/DF, foi realizada a cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O ato simbólico ocorreu no auditório 7 do evento, como parte das ações do programa Cidades Verdes Resilientes.
Assinaram o acordo o presidente da Aesbe, Neuri Freitas; o secretário executivo da entidade, Sérgio Gonçalves; e o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf.
A iniciativa integra o esforço conjunto dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima; das Cidades; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos das mudanças climáticas. O programa busca promover a integração entre políticas urbanas, ambientais e climáticas, estimulando práticas sustentáveis e a valorização dos serviços ecossistêmicos proporcionados pelo verde urbano.
Com o acordo, Aesbe e MMA se comprometem com a formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao saneamento básico em todo o território nacional. A cooperação visa integrar o setor de saneamento às políticas públicas ambientais e climáticas, fortalecendo a atuação conjunta entre governo, empresas e sociedade civil, especialmente no contexto da COP30, que será realizada no Brasil em 2025.