A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) convida suas companhias associadas a participarem do 1º Encontro Técnico-Científico de Prestadores de Serviços de Água e Saneamento das Américas e do Caribe que será realizado de 2 a 5 de setembro de 2025, em Lima, no Peru. As companhias interessadas em saber mais sobre o evento também podem acessar o site oficial da organização: https://expoagua.org ou entrar em contato diretamente pelo e-mail expoagua_peru@e-planifik.pe.
O evento, promovido pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) em parceria com a Serviço de Água Potável e Esgoto de Lima (SEDAPAL), será realizado no Centro Operativo Principal da companhia peruana, um moderno complexo com mais de 27 mil metros quadrados, localizado no distrito de El Agustino. Com o tema “Novos modelos e paradigmas para o cumprimento do ODS 6 em Empresas Prestadoras de Serviço de Água e Saneamento nas Américas e no Caribe”, o encontro será uma oportunidade para promover o intercâmbio técnico, a inovação e a cooperação internacional no setor de saneamento.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes de destaque no cenário internacional, como Guillermo Maisch, consultor de empresas de saneamento; Manuel Vanegas, consultor internacional especializado no setor; Rolando Chamy, presidente da AIDIS no período 2024-2026; e José Luis Inglese, ex-presidente da AIDIS no biênio 2022-2024. Os especialistas trarão contribuições sobre inovação tecnológica, modelos de gestão e os desafios atuais enfrentados pelas companhias de água e esgoto na região.
A programação do evento contará com conferências magnas, mesas redondas temáticas, apresentações de casos de sucesso, sessões de networking e visitas técnicas a projetos emblemáticos de gestão de água no Peru. No último dia, haverá ainda uma sessão de benchmarking latino-americana, reunindo experiências e aprendizados de diferentes países da região. Estão previstas apresentações de representantes de organismos internacionais como Banco Mundial, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e Banco Internacional de Reconstrucción y Fomento (BIRF), com foco em temas como financiamento hídrico, sustentabilidade e políticas públicas.
Entre os eixos temáticos em destaque estão a digitalização estratégica de dados, o uso de inteligência artificial e Big Data, a gestão de riscos e desastres, os modelos de gestão público-privados, a transição energética e digital, a biotecnologia e a economia circular, além da aplicação de padrões internacionais, estudos de impacto ambiental e as contribuições dos organismos financeiros multilaterais para o enfrentamento da desigualdade no acesso à água e ao esgotamento sanitário.