Espaço ambiental da Sanepar lança atividade especial para Educação Infantil

Monitores especializados conduzem a visitação junto aos educadores e pequenos visitantes

Por Assessoria de Comunicação da Sanepar

15/07/2019

Espaço ambiental lança atividade especial para Educação Infantil. Foto: Sanepar

A história do maior rio do Estado do Paraná, o Iguaçu, já pode ser vivenciada por crianças da Educação Infantil, em Curitiba. Apesar de julho ser momento de pausa nas atividades em sala, a novidade vem em boa hora para os educadores, uma vez que o recesso escolar é, também, dedicado ao planejamento para o próximo período.

Mantido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o espaço de educação ambiental Memorial do Rio Iguaçu iniciou, nesta virada de semestre, um atendimento especial para receber turmas escolares de crianças com mais de 6 anos de idade.

A professora Andressa Castro de Paula, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Verde II, foi uma das primeiras a conferir a atividade, concluindo, em campo, uma extensa programação ambiental realizada previamente. Após trabalhar o tema na escola, em casa, envolvendo famílias e comunidade, sua turma de 16 alunos participou experimentalmente da visita, e aprovou a proposta.

“A aula de campo contribuiu muito, permitindo ampliar o olhar das crianças. Além de conhecer o Rio Iguaçu, aprenderam com brincadeiras e atividades lúdicas como evitar o desperdício de água. Foi muito enriquecedor”, avalia.

O coordenador dos Centros de Educação Socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima, explica que um dos momentos mais propícios para despertar a consciência ambiental de futuros cidadãos é nos mais primários anos de atividade escolar.

“A educação ambiental na infância desperta a consciência de preservação e cidadania. Ao demonstrar a importância do uso racional dos recursos naturais, transmite às crianças as noções de preservação, responsabilidade individual, de equilíbrio entre a natureza e o homem. Quanto mais cedo for trabalhada a educação ambiental, maiores são as chances de impactar as práticas do dia a dia”, explica Junio. 

O espaço funciona dentro do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, às margens do Rio Iguaçu. Ali, é possível conhecer os aspectos históricos, geográficos, sociais e também propostas de ações sustentáveis para a Bacia do Rio Iguaçu, compreendendo toda a sua extensão, desde as nascentes próximas a Curitiba até as Cataratas, em Foz do Iguaçu. Dinâmicas e atividades práticas foram desenvolvidas por monitores especializados para transmitir os principais conceitos da preservação do rio para crianças a partir de 6 anos.

Como agendar – Educadores e escolas interessadas podem solicitar visitas de campo, gratuitas, conforme disponibilidade dos monitores. O atendimento é feito de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, mediante agendamento. Solicitações podem ser enviadas por e-mail  visitas@sanepar.com.br ou no site da Sanepar, na aba Locais de Visitação.

Estrutura – O prédio tem sala multimídia e auditório para 120 pessoas, onde são promovidos cursos de capacitação, palestras e eventos voltados à temática ambiental. Parte da energia elétrica consumida no local é gerada no próprio Memorial, por placas de energia fotovoltaica.

Em uma área de 301,4 mil metros quadrados, o espaço tem 3 km quilômetros de ciclovia, pista para caminhada, um campo de futebol oficial e espaço para estacionamento. O local pertence à Prefeitura de Curitiba e foi cedido para uso da Sanepar em dezembro de 2017.

Além do atendimento monitorado, o Memorial é aberto à visitação para a comunidade, de terça a domingo, das 9h às 17h. O Memorial e o Parque do Centenário da Imigração Japonesa estão situados na Avenida Comendador Franco, sem número, no bairro Uberaba, em Curitiba. 

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores

plugins premium WordPress