Cesan conquista o Oscar do Saneamento no País

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) conquistou o troféu Ouro, ciclo 2017, do Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). A Cesan foi a única empresa do país a ganhar este troféu de forma corporativa. A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e é considerado o Oscar do saneamento no país. A cerimônia de entrega do prêmio acontece em Aracaju, Sergipe.

Desde 1999, a Cesan participa do PNQS, inicialmente com unidades do interior, e em 2008 passou a trabalhar as gerências operacionais da Grande Vitória. Em 2011, a Cesan participou corporativamente do Prêmio, conquistando o troféu Bronze; e, em 2014, também de forma corporativa, conquistou o Prata.

O PNQS reconhece as companhias que se destacaram pela utilização de boas práticas de gestão e desempenho competitivo. Em 2017, a Cesan competiu no nível II, categoria que exige o alcance de 500 pontos.

Este prêmio é mais um reconhecimento à brilhante trajetória da empresa, que este ano completou 50 anos, resultado de muita dedicação e foco no cliente. “A empresa avançou muito nos últimos anos com seus resultados e possui um plano estratégico para continuar crescendo e evoluindo”, afirmou a presidente da Cesan, Pablo Andreão.

Seminário
Com realização do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES, o evento teve, no dia 20, o Seminário de Benchmark – Apresentação de Cases IGS (Inovação da Gestão em Saneamento) e PEOS (Prêmio de Eficiência Operacional no Saneamento), no Delmar Hotel, e neste dia 21, o Seminário de Benchmark – Painéis com os vencedores dos Níveis B, I, II, III e IV do AMEGSA e do SQFSA (Delmar Hotel) e a Cerimônia de Premiação do PNQS (Iate Clube Aracaju).

O PNQS
O PNQS é o prêmio de saneamento mais importante do Brasil. Ao longo de seus 21 anos de existência, tornou-se uma das ferramentas que têm mostrado grande eficácia para melhoria e aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas de saneamento brasileiras.

É reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, pois estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.

O Ciclo 2017 marca uma nova fase do prêmio. “Além do Selo da Qualidade do Fornecedor de Serviços de Saneamento Ambiental (criado pela Câmara Temática de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes do Saneamento Ambiental em parceria com o CNQA), o PNQS traz este ano outras inovações, como a criação da Categoria Rubi, voltada a organizações que ganharam o Nível IV e buscam a continuidade na excelência da gestão e o Prêmio de Eficiência Operacional no Saneamento (PEOS), voltado à redução de perdas”, destaca Rosana Dias, coordenadora do CNQA.

O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, ressalta a importância do PNQS para o desenvolvimento do setor. “Temos orgulho de promover a melhoria da gestão do setor de saneamento, que proporcionará mais saúde e mais qualidade de vida para os brasileiros. Organizações públicas e privadas estão participando. É esta união do público e do privado que pode tirar o saneamento da condição lamentável em que se encontra e torná-lo um setor protagonista no país.”

Relação dos vencedores:

Níveis B, I E II:
Nível B – Troféu Quíron Cobre
Águas de Itapema
SANEAGO – Distrito de Anápolis

Nível I – Troféu Quíron Bronze
CORSAN – SURCEN – Sup. Regional Central
CORSAN – SURFRO – Sup. Regional Fronteira
CORSAN – SURNE – Sup. Regional Nordeste
CORSAN – SUPLA – Sup. Regional Planalto
DESO – GREC – Gerência de Receitas
SANEAQUA Mairinque
SANEPAR

Nível II – Troféu Quíron Ouro
CESAN
SABESP – UGR Billings
SANEPAR – GGSO – Gerência Geral Sudoeste
SANEPAR – URCA – Unidade Regional Cascavel
SANEPAR – URPB – Unidade Regional Pato Branco

Nível II – Troféu Prata:
CORSAN – SURSIN – Sup. Regional Sinos
DESO – GCSE – Gerência Comercial Sertão

Nível III – Troféu Quíron Platina
SABESP – UGR Interlagos

NÍVEL IV – Troféu Quíron Diamante
SABESP – Diretoria Metropolitana

NÍVEL IV PLUS – Troféu Quíron Rubi
SABESP – Unidade de Negócio Leste
SABESP – Unidade de Negócio Oeste
Selo da Qualidade do Fornecedor de Serviços de Saneamento Ambiental – SQFSA
Micro e pequenas empresas com até 50 colaboradores
Auton Soluções Ambientais Ltda. EPP
Loksan Comércio de válvulas e Equipamentos Ltda.
Empresas com até 50 colaboradores
Juliana Almeida Dutra Eireli EPP – DEEP
Vocalcom Consultoria e Soluções de Call Center Ltda.
Empresas de 51 a 500 colaboradores
Globalsan Saneamento e Construções Ltda.

Empresas com mais de 500 até 2500 colaboradores
Trail Infraestrutura Ltda.
Sistema PRI Engenharia Ltda.
Alves da Cunha Engenharia

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores