3ª Assembleia Geral Extraordinária elege Neuri Freitas o novo presidente da Aesbe

Aquele que também é presidente da Cagece estará à frente da Aesbe no biênio 2021-2023

A 3ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Aesbe, realizada nesta sexta-feira (30/07) em João Pessoa/PB, escolheu a nova diretoria para o biênio 2021-2023. Assim, Neuri Freitas, atual diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), foi eleito o novo diretor-presidente da Aesbe.

Durante a posse, Neuri Freitas citou os maiores desafios para dirigir a Aesbe e representar as companhias estaduais de saneamento nos próximos dois anos. “Acho que o grande desafio é tentar convergir todas as opiniões e ideias do setor público e privado, principalmente sobre o Novo Marco Legal, sobre a universalização dos serviços de saneamento básico. É um grande desafio para o país, para ambos os lados, seja o das companhias estaduais ou o das privadas. O setor de saneamento precisa ter ainda mais troca de experiências, mais integração com as associadas da Aesbe. A associação é um grande canal para isso. Cada empresa tem sua experiência e seu conhecimento sedimentados. Por exemplo, a gente ouve muito falar de escassez de água em períodos de estiagem. Nós, aqui do Nordeste, passamos por isso durante toda a história da região. Então, temos muito a mostrar para outras localidades do país que não tinham essa realidade e passaram a ter”, explicou.

Neuri Freitas também salientou a intenção de promover o fortalecimento das câmaras técnicas da Aesbe para incentivar o progresso das companhias estaduais de saneamento. Ele não descartou, inclusive, a criação de novas câmaras para tratar de assuntos mais novos e em pauta, como ESG, ODS, temas que, para o novo presidente da Aesbe, deverão estar ainda mais em evidência nos próximos anos. “A partir do Novo Marco Legal, as principais discussões sobre normatizações já estão ultrapassadas. Agora, devemos pensar em como alcançar, até o ano de 2033, essa tão sonhada universalização dos serviços de saneamento e a eficiência das empresas. E a Aesbe vai funcionar como um instrumento que pode trazer facilidades, apresentando alternativas para todas as empresas”, concluiu.

Neuri Freitas está à frente da Cagece desde março de 2015. Vinculada institucionalmente à Secretaria das Cidades, a empresa presta serviços de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em 152 dos 184 municípios do Ceará.

O agora ex-diretor-presidente da Aesbe, Marcus Vinícius Fernandes Neves, agradeceu pela confiança depositada após dois anos à frente da associação. “Nosso balanço desses dois anos é de que se tratou de uma gestão focada na busca por melhorias no saneamento do país. Em nome desta diretoria, da qual fui presidente até a data de hoje, digo que muito nos orgulhou ter promovido um debate extremamente profissional e ético, voltado para a discussão do saneamento olhando para a diversidade do país, em uma gestão democrática, que buscou a transparência e melhorias técnicas e legais. Esse é o legado que deixamos, com as associadas saindo mais fortes financeiramente e institucionalmente, mais participativas, saindo dos gabinetes de Brasília e discutindo o Novo Marco Legal, principalmente no Congresso Nacional”, avaliou.

Perfil

O novo diretor-presidente da Aesbe, Neuri Freitas, também é diretor-presidente da Cagece. Ele possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2000), MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade do Grande Rio (2001) e mestrado em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2008).
Com uma atuação nas áreas administrativa, financeira e comercial, esteve envolvido principalmente com os seguintes temas: controladoria, custos, orçamento, sistema de informações gerenciais e comercial.

Diretoria

Além do novo diretor-presidente, a Assembleia também escolheu seus novos 6 vice-presidentes regionais e o novo Conselho Fiscal para o biênio 2021-2023. Cumprindo o Estatuto, o Presidente Neuri Freitas escolheu Roberta Maas, presidente da Casan e vice-presidente regional sul, como sua substituta em caso de licença ou vacância durante o seu mandato. A composição da nova diretoria da Aesbe ficou assim:

Vice-presidentes regionais
Roberto Sergio Linhares (Caern) – Regional Nordeste I
Manuela Marinho (Compesa) – Regional Nordeste II
Ricardo Soavinski (Saneago) – Regional Centro-Oeste
James Serrador (Caer) – Regional Norte
Carlos Eduardo Tavares de Castro (Copasa) – Regional Sudeste
Roberta Maas (Casan) – Regional Sul

Conselho Fiscal
Rogerio Cedraz (Embasa)
Pedro Cardoso (Caesb)