G1
20/06/202

Por G1 Santos

Verba foi garantida pelo Ministério Público Federal. Dois projetos de microdrenagem em bairros da cidade serão beneficiados.

O município de Bertioga, no litoral de São Paulo, recebeu R$ 2,3 milhões, garantidos pelo Ministério Público Federal (MPF). A verba tem como destinação dois projetos de microdrenagem, para impedir possíveis alagamentos com as chuvas.

Conforme divulgado pela prefeitura, o recurso beneficiará ruas do Indaiá e o loteamento Vista Alegre, localizado no bairro Vista Linda, com melhorias para a infraestrutura urbana e saneamento básico. As obras devem garantir a captação e direcionamento correto da água da chuva, evitando que chegue ao sistema de esgotamento sanitário e contamine as praias.

Além disso, a nova rede de escoamento impedirá possíveis alagamentos. Entre as vias contempladas no Indaiá estão as avenidas Sabino Abdalla, Telégrafo e Dr. Fausto Guimarães Sampaio e as ruas David Pimenta, Professora Sueli A. dos Santos, Oswaldo Oliva, João de Castro M. Alegre, Luiz Alonso Peres e a Rua Professora Diva Fialho Duarte.

Já as do Vista Linda são: Avenida Emancipador Diney Lyra, ruas Aprovada 136, Professor Eitel Boller Mehler, Administrador Paulo Roberto de Matos, Jornalista Oscar Menezes Barbosa, Dr. Armando Nacarato, Aprovada 142, Artur Heinrich Arndt, Jornalista Candido Hernandez, Alcyr Correa de Mello, Peirão de Castro, Jaime Franco, Eduardo de Magalhães Gama, João de Jesus Henriques Júnior e a Rua Alexandre Mariani.

Essa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras e Habitação de Bertioga. O Ministério Público Federal assegurou que cerca de R$ de 40 milhões chegassem às nove cidades da Baixada Santista. A verba contempla projetos ambientais dos municípios e os órgãos estaduais, como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental.