Encontro discutiu vários temas, entre eles, o impacto financeiro do coronavírus nas companhias estaduais

A Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças (CTCF) realizou, pela primeira vez, uma reunião por meio de videoconferência. O encontro reuniu 48 representantes de 21 companhias estaduais de saneamento. “Esse formato superou as minhas expectativas e acredito que também a dos presentes, devido ao grande envolvimento deles na reunião. Tudo transcorreu da forma planejada, discutimos diversos assuntos, foi tudo muito bem organizado pela Associação”, disse Edmar José Zorzal, coordenador da CTCF e gerente financeiro da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Sob o tema “Os impactos na legislação fiscal e societária e o fechamento das demonstrações contábeis de 2019 devido ao enfrentamento da pandemia de Covid-19”, os participantes analisaram o fechamento da demonstração financeira de 2019 e os impactos societários e fiscais provocados pela pandemia.

Outro ponto debatido foi o fechamento trimestral e a análise, por exemplo, dos ativos e das consequências futuras do novo vírus. Os participantes também debateram o adiamento dos pagamentos de tributos das empresas nos âmbitos federal, estadual e municipal, além dos impactos na arrecadação, uma vez que milhões de brasileiros perderam a fonte de renda por causa da pandemia.

Próximos passos

A próxima reunião está marcada para o dia 23 de junho, a partir das 14h. Entre os assuntos em destaque, está a Perda Estimada de Crédito de Liquidação Duvidosa (PECLD), isto é, uma medição que informa o valor que uma empresa pode perder com clientes inadimplentes.

O sucesso do debate por videoconferência estimulou novos encontros do tipo. Segundo Zorzal, foi definido que haverá uma reunião por mês, em vez de duas vezes por ano, como ocorria anteriormente. “O mundo está passando por uma fase difícil e essas conversas mensais trarão um ganho fantástico para a Câmara Técnica, em termos de troca de conhecimentos e informações sobre as companhias. Só tenho pontos positivos a destacar”, finaliza o coordenador.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores