22 de março, Dia Mundial da Água  

Quase 70% do território mundial é coberto por água. No entanto, apenas 2,5% dela é potável. O restante é a versão salgada que forma os oceanos. E, ainda, somente 1% de nossa água doce é facilmente acessível, visto que grande parte está presa em geleiras e campos de neve. Em essência, nada mais que 0,008% da água do planeta está disponível para abastecer quase sete bilhões de pessoas e incontáveis animais e plantas.

O número impressiona e justifica porque a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 22 de março o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 para destacar a importância desse bem natural. Para isso, a ONU criou a Declaração Universal dos Direitos da Água. São dez artigos que salientam a água como um patrimônio que deve ser protegido por governantes de forma a garantir que toda a humanidade tenha acesso a ele.

Problemas como urbanização, construção de rodovias, indústrias, represamento, desmatamento, expansão da agricultura e da pecuária atingem de maneira agressiva o meio ambiente. Esses fatores comprometem os recursos naturais trazendo poluição, o que afeta não somente os seres humanos, mas todo o ecossistema.

A água faz parte do nosso dia a dia para beber, cozinhar, manter a higiene etc. e o saneamento de qualidade e universalizado é parte imprescindível da missão defendida pela ONU. A Aesbe trabalha diariamente para que os brasileiros tenham acesso à água tratada atuando ainda para proteger mananciais, incentivar a educação ambiental e o uso consciente do recurso.

Feliz Dia Mundial da Água! Pela qualidade de vida hoje e em benefício das gerações futuras.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores