CEDAE e Comitê Guandu apresentam projetos de esgotamento sanitário na Bacia do Rio Guandu

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), do Rio de Janeiro, e o Comitê Guandu-RJ realizam nesta quinta-feira (11/01), às 10h, na sede da Companhia, na Cidade Nova, a cerimônia de entrega de oito projetos básicos de esgotamento sanitário dos municípios de Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Piraí, Seropédica, Itaguaí e Miguel Pereira. No evento também serão lançados os editais para elaboração de mais seis projetos básicos para Mangaratiba, Rio Claro, Japeri, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes.

Ao todo serão 14 projetos contemplados na Região Hidrográfica II (RH II) – Guandu, cuja a meta é fazer a complementação do sistema de esgotamento sanitário com coleta, transporte e tratamento de efluentes em áreas onde está prevista expansão demográfica decorrente do Arco Rodoviário Metropolitano e de potenciais polos turísticos da RH II.

A elaboração dos projetos foi descentralizada por meio de Termos de Cooperação Técnica entre CEDAE, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Comitê Guandu-RJ. Os projetos básicos foram deliberados por resoluções do Comitê Guandu e aprovados pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI-RJ), sendo custeados com a verba proveniente da cobrança pelo uso de recursos hídricos, como determina a Lei estadual nº 5.234/2008 para os municípios da RH II, licitados e contratados pela CEDAE.

O projeto constitui importante passo em direção à qualidade de vida atual e futura dos habitantes da região, beneficiando também a atividade turística do estado do Rio de Janeiro.

O evento contará com as presenças do presidente da CEDAE, Jorge Briard, representantes dos municípios da Região Hidrográfica II – Guandu, autoridades estaduais e de membros do Comitê Guandu-RJ.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores