G1
25/01/2021

Por G1 Santarém 

Serão atendidas oito aldeias e um assentamento do PAE Montanha Mangabal. Obras dos sistemas iniciaram e têm à frente o Projeto Saúde e Alegria (PSA).

Oito aldeias dentro do território Munduruku, na região do Médio Tapajós, e um assentamento no PAE Montanha Manabal, no oeste do Pará, serão contempladas com sistemas de água e saneamento básico. A iniciativa tem à frente o Projeto Saúde e Alegria (PSA) e as obras já iniciaram.

Serão implantadas 116 tecnologias nas localidades Sawré Jaybu, Datie Watpu, Boa Fé, Sawré Muybu, Sawré Aboy, Dajé Kapap, Karo Muybu e Poxo Muybu e Vilinha do PAE Montanha Mangabal. A construção dos sistemas iniciou ainda neste mês de janeiro e a previsão de conclusão é em março deste ano.

Materiais para construção de sistema de água e saneamento em aldeias indígenas no médio Tapajós — Foto: PSA/Divulgação

O projeto de implantação dos sistemas supre a falta de água potável, tendo em vista que as aldeias são impactadas diretamente pela existência de garimpos que contaminam os rios que abastecem os ribeirinhos. A crise hídrica tem gerado problemas graves à saúde, com episódios frequentes de infecção e mortes, segundo o PSA.

“São obras sanitárias emergenciais para que os Mundurukus tenham melhores condições de higiene e saneamento, não só para enfrentar essa segunda onda do vírus, como também para contribuir com a saúde geral”, afirmou o coordenador do Projeto Saúde e Alegria, Caetano Scannavino.

As obras de infraestruturas adaptadas para o saneamento básico como banheiros e sistemas de abastecimento de água movidos a energia solar, suprem uma carência antiga das populações indígenas da região.

“O projeto que está sendo instalado no médio Tapajós vai trazer saúde para os indígenas, para que deixem de consumir água suja, só lama. Vai beneficiar bastante as comunidades”, ressaltou Alessandra Munduruku, liderança indígena.