Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (27/11/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

 

Prezado (a) presidente,

 
Sabesp e Aegea lideram a variação na receita líquida.  O principal motivo para esse aumento foram os reajustes tarifários. No caso da AEGEA foi o impacto do início da operação da Manaus Ambiental. A piora no resultado financeiro líquido dessas empresas ocorreu principalmente devido ao impacto positivo da desvalorização cambial que alteram o valor das despesas financeiras dessas companhias, que possuem boa parte do endividamento em moeda estrangeira. A Sanepar foi a empresa menos impactada por esse item por ter grande parte de seu endividamento em moeda local.
 
Segundo informações publicadas no portal O Globo, o último desenho ministerial feito pela equipe de transição considera o fim do Ministério das Cidades. As atribuições seriam divididas entre o Ministério de Integração Nacional, responsável pelas políticas de habitação e saneamento, e o Ministério da Infraestrutura, que herdaria as funções relacionadas à infraestrutura urbana e mobilidade.
 
Entre os dias 26 e 28 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro recebe a Rio Water Week. Pedro Scazufca, sócio da GO Associados, participou no dia 26 do painel “Enfrentar perdas de água e colaborar com segurança hídrica”. No painel, Scazufca apontou o potencial ganho para a economia brasileira com a redução de perdas de água. Segundo as estimativas da GO Associados, o Brasil poderá ter um ganho líquido de R$ 37,6 bilhões reduzindo as perdas de água do atual nível de 39% para 15% até 2033.
 
No último dia 21/11/2018, a superintendente de Saneamento e Transportes do BNDES, Luciene Machado informou em um evento promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) que o banco apresentou junto ao conselho gestor do FGTS pleito para se credenciar como agente financeiro do fundo, para financiamento de investimentos em saneamento básico e mobilidade urbana.
 
No último dia 05/11/2018 a agência reguladora Arsesp publicou sua Agenda Regulatória para o período 2019-2020. A agenda tem como objetivo informar a sociedade sobre as ações com maior grau de centralidade no período e permite que as atividades da agência sejam acompanhadas por todos os interessados. A Sabesp publicou suas contribuições na consulta pública sobre a agenda regulatória.
 
Ao longo da última semana, sete municípios do estado do Rio Grande do Sul (Sapiranga, Esteio, Três Coroas, Igrejinha, Ivoti, Rolante e Riozinho) assinaram protocolos de intenção para regulação com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS).

Um abraço,
Gesner
 
 

Anexos