Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (30/01/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

Prezado (a) presidente,

A Copasa enviou aos acionistas a proposta para contratação de operação de crédito no valor de R$ 595 milhões no âmbito do Programa Avançar Cidades – Saneamento, do Ministério das Cidades, com objetivo de financiar a ampliação das redes de água e esgoto em municípios atendidos.
 
Em entrevista ao jornal Valor Econômico no último dia 25/01/2018, o diretor de estratégia e relações institucionais para a América Latina da Suez, Christophe Warnier, apontou que a companhia de origem francesa pretende aumentar os seus negócios no mercado brasileiro nos próximos anos. A Suez já operou concessões  públicas de saneamento em Manaus (AM) e Limeira (SP) no passado, mas atualmente está focada no mercado privado.

 
No último dia 30/01/2018, Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água e secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, concedeu uma entrevista ao jornal Valor Econômico, na qual debateu o Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília no mês de março, bem como diversos temas relacionados à gestão dos recursos hídricos.
 
Na última semana, o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho (PV/MA), deu posse a três novos diretores da Agência Nacional das Águas: Christianne Dias Ferreira, diretora presdiente; Marcelo Cruz, diretor de Planejamento de Recursos Hídricos; e Oscar de Moraes Cordeiro Netto. Os três ocuparão os cargos até janeiro de 2022.
 
Após o estudo apresentado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que embasou a metodologia para o cálculo da taxa de coleta de resíduos, a cobrança da taxa de lixo foi reduzida para dois terços dos 90 mil imóveis do município, enquanto 30 mil imóveis tiveram aumentos, que variam de 23% a 272%.
 
Um abraço,

Gesner

 
 

Anexos