Senhor Presidente, Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (16/01/2018), produzido pela GO ASSOCIADOS, como parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

Prezado (a) presidente,
 

A abertura das propostas para a concessão dos serviços de saneamento no município de Erechim (RS), marcada para o último dia 16/01/2018, foi suspensa, após uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado. A concessão tem um período previsto de 30 anos e um investimento estimado em R$ 273 milhões. O valor do contrato é de R$ 2,1 bilhões, com base nas receitas ao longo dos 30 anos de concessão.
 
Em outro município do estado do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves (RS), existem cinco grupos cadastrados no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para uma Parceria Público-Privada (PPP) destinada à construção de uma usina de aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos.
 
A prefeitura do município de Petrolina (PE) publicou no último dia 15/01/2018 um cronograma para o chamado para entidades públicas e privadas formularem estudos para a prestação de serviços de água e esgoto, com possibilidade para a concessão dos serviços, atualmente prestados pela companhia estadual Compesa, para uma empresa privada até o final do ano de 2018.
 
No estado de São Paulo, a companhia estadual Sabesp anunciou o início de duas obras relevantes para o saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo: a reversão do rio Itapanhaú, que passará a integrar o Sistema Produtor Alto Tietê, e ampliação do esgoto tratado na estação do ABC.
 
O município de Novo Hamburgo (RS) publicou no último dia 30/12/2017 o Plano Municipal de Saneamento Básico, que tem como objetivo planejar e regular os investimentos em água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. Outro municípios da região, Joinville (SC), reviu as metas para a universalização do esgotamento sanitário.
 

Um abraço,

Gesner

Anexos