Valor Econômico
28/06/2021

Por Rodrigo Carro

João Azevêdo participou do painel virtual “O que esperar do setor de saneamento?”, do BNDES

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), disse nesta segunda-feira que o contrato do Estado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a modelagem da concessão de serviços de saneamento básico à iniciativa privada abrange 93 dos 223 municípios paraibanos. A área que está sendo alvo de estudo soma mais de 2,3 milhões de habitantes.

“No modelo e na proposta nossa junto ao banco, duas das quatro áreas que nós criamos como microregiões serão objetos de estudo de modelagem pelo BNDES. E temos outras duas áreas nas quais estamos fazendo um trabalho com a nossa companhia [estadual de saneamento]”, disse Azevêdo durante o painel virtual “O que esperar do setor de saneamento?”, na 4ª Semana BNDES de Saneamento.

A estimativa do governo paraibano é de que seriam necessários R$ 8 bilhões para universalizar os serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto no Estado. “Nessas duas áreas que são objeto de estudo pelo BNDES para modelagem, seriam R$ 4 bilhões”, esclareceu. O governador acrescentou que sua meta é chegar, ao fim de 2022, com todos os 223 municípios paraibanos em situação de “segurança hídrica.”

Mediador do painel, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, disse que a instituição de fomento “não tem qualquer pré-concepção” a respeito de os serviços de saneamento terem de ser públicos ou privados. “Muito pelo contrário. Nós abrimos todas as janela, desde que todas elas levem à universalização”, ressaltou.