Terra
26/01/2021

Iniciativas buscam soluções inovadoras voltadas à universalização dos serviços de coleta, distribuição, e tratamento de água e esgoto e temáticas de gestão, tratamento e destinação de resíduos e resíduos sólidos.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES está com inscrições abertas para duas iniciativas de inovação no saneamento: o Open Spot ABES – Desafio de Inovação no Saneamento e o Desafio do Saneamento com Foco em Resíduos.

As inscrições para o Open Spot ABES vão até o dia 28 de janeiro. Realizado em parceria com a Infra Cast e Infra Women Brazil, o desafio tem como objetivo apoiar e acelerar o desenvolvimento do setor de saneamento nos âmbitos técnico-científico, político-institucional e de gestão.

As chamadas visam a mobilizar empresas, investidores e principalmente empreendedores na conversão das oportunidades que o segmento apresenta.

O Open Spot ABES busca soluções inovadoras para viabilizar a universalização dos serviços de coleta, distribuição, e tratamento de água e esgoto no Brasil. Os projetos podem ser inscritos pelo e-mail: inovacao@abes-dn.org.br

Ao submeter sua ideia por este e-mail, o participante deverá informar o nome completo e telefones de contato, além de enviar projeto anexado.

O regulamento pode ser acessado neste link: https://bit.ly/2Vm4WCx

“Esse novo marco regulatório nos pede um reposicionamento no setor, com tecnologia e inovação, para que a gente possa alcançar as metas de universalização dos serviços de saneamento até 2033”, disse Samanta Tavares de Souza, coordenadora do Open Spot ABES e da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes, no lançamento.

Os empreendedores apresentarão suas soluções para especialistas representantes das empresas operadoras, investidores e outros agentes envolvidos no setor.

Os candidatos selecionados serão comunicados por meio do site da ABES e individualmente por meio do e-mail cadastrado no momento da inscrição. A premiação será de R$ 20 mil por vencedor e um possível teste em concessionárias e eventual financiamento pelos investidores que estarão participando do projeto.

Como pré-requisito para concorrer no processo, a empresa deve ser constituída legalmente no Brasil em conformidade plena com todas as exigências legais e possuir pelo menos um produto ou serviço aplicável a no mínimo um dos cinco desafios: experiência total, eficiência energética, eficiência operacional, soluções isoladas e gestão de resíduos.

A seleção dos candidatos será realizada por um Comitê Julgador, composto por pessoas convidadas da ABES, por meio das etapas:

1ª fase: Triagem dos candidatos
2ª fase: Entrevistas a distância
3ª fase: Seleção pelo Comitê

A iniciativa é uma realização da ABES, em parceria com a Infra Cast e Infra Women Brazil, e conta com o apoio da AEGEA, Sabesp, Suez, BRK, Vita e Effico.

Desafio do Saneamento com Foco em Resíduos Sólidos

As inscrições para o Desafio do Saneamento com Foco em Resíduos Sólidos, que busca soluções inovadoras para as temáticas de gestão, tratamento e destinação de resíduos, estão abertas até 15 de fevereiro. A iniciativa faz parte do 14° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | 1º Painel Internacional de Resíduos Sólidos, que acontecerá on-line de 16 a 18 de março, promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio de sua Câmara Temática de Resíduos Sólidos. Para conhecer o edital e realizar inscrições de projetos, basta acessar este link: https://snrs.com.br/pitch-day-startups/

Após inscrição, os melhores projetos serão apresentados no PITCH DAY para uma comissão julgadora, via plataforma digital, no dia 15 de março. O júri avaliará critérios referentes à aderência ao desafio, potencial de escala, empreendedorismo, potencial de inovação e maturidade da proposta desenvolvida.
Os vencedores receberão instruções de profissionais seniores da ABES para que possam acelerar ainda mais seus negócios, além da possiblidade de financiamento e aporte de capital por parte de apoiadores da iniciativa.

Website: http://abes-dn.org.br/