Saneago participa de evento nacional pelo Dia Mundial da Eficiência Energética

Em 5 de março, comemora-se o Dia Mundial da Eficiência Energética, uma data para refletirmos sobre como contribuir para o uso racional e eficiente da energia. Por isso, a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) esteve presente no 4º Seminário Nacional de Eficiência Energética, que aconteceu nesta quinta-feira em Brasília. O evento foi promovido pelo Projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água

– Fase 2 (ProEESA 2), que conta com a cooperação da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional (SNS/MDR) e do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

Durante o seminário foram discutidos temas relacionados à eficiência energética na prestação dos serviços de saneamento no Brasil, assim como foi apresentado um panorama com experiências exitosas e inspiradoras. A Saneago foi representada pelo superintendente de Tecnologia Operacional, Alexandre Gomes. Ele palestrou sobre o tema “O fator humano na gestão de perdas de água e energia: eficácia da redução de perdas pelo incentivo à gestão eficiente – Balanço após três anos de implementação na Saneago”.

A Saneago hoje é a companhia estadual de saneamento com menor índice de perdas do Brasil, são apenas 28%, número muito abaixo dos 38,2% do índice nacional. “Na Saneago, nossa experiência é de que cerca de 90% do fator humano, sobretudo do engajamento da força de trabalho, está ligado a questões que envolvem a prevenção contra perdas hídricas. Mesmo com a presença de recursos, como tecnologia, ou de conteúdo, como os manuais de procedimentos, é preciso dispor de uma mão de obra capacitada e comprometida com o resultado para a obtenção de êxitos”, explicou Alexandre Gomes.

Para ele, o exemplo das companhias é fundamental para criar engajamento com os consumidores, a fim de transformar a cultura de modo positivo. “Percebendo que a companhia de saneamento está mudando a forma de trabalhar, a população se interessa e vai também se envolvendo, comunica os vazamentos para a gente, entende a problemática e também abraça a causa”, afirmou.

O seminário foi composto por quatro blocos temáticos:

Bloco 1 – Transformação digital para competitividade e eficiência no setor de saneamento;

Bloco 2 – Sistemas de Gestão de Energia;

Bloco 3 – Regulação para eficiência energética e controle de perdas de água; e Bloco 4 – Parcerias para a eficiência hídrica e energética.

Para Alexandre Gomes, o evento sinalizou um caminho positivo para nossos tempos de eficiência energética. “Eu vejo esse evento como um ressurgimento da retomada da busca pela eficiência. Porque, no ano passado, ficamos muito na discussão do projeto de lei que envolve o marco regulatório. Agora, o país volta a retomar essa discussão. E já notamos vários avanços, como a maior aproximação da regulação e volume em capacitação de mão de obra. Esse debate certamente vai evoluir e, com isso, o Brasil caminhará mais rápido rumo à eficiência energética”, declarou.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores