Senhor Presidente,

Segue para conhecimento e análise o “Relatório Executivo do Saneamento” desta semana (10/10), produzido pela GO ASSOCIADOS, como  parte integrante do contrato existente. O Relatório será enviado semanalmente.

 

 

Prezado Roberto,

A Arsesp publicou na última 6ª feira, 06/10/2017, a nota técnica final da 2ª revisão tarifária ordinária da companhia estadual Sabesp. O documento incorporou algumas das contribuições da fase de consulta pública ao processo de revisão e determinou um reajuste de 7,88%.

No estado do Rio de Janeiro, a Secretaria da Fazenda publicou nesta segunda-feira o extrato da licitação para contratar instituição financeira responsável pelo empréstimo ao governo estadual. O empréstimo de R$ 2,9 bilhões contará com garantia do governo federal e os recursos serão utilizadas como contragarantia ações do governo do estado na Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

A operadora privada de saneamento Aegea publicou na última 3ª feira fato relevante informando sua primeira emissão de bônus no mercado internacional, no valor de U$ 400 milhões. O montante deverá ser utilizado para financiar o plano de investimento da companhia. Outra companhia privada do setor, Iguá Saneamento, publicou fato relevante informando que o conselho de administração aprovou o plano de negócios da companhia para o período 2017-2022.

Na última semana foram realizados em São Paulo o 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Abes, o 28º Encontro Técnico AESabesp e a 28ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), com o tema “Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”. No evento, foi divulgado estudo da Abes correlacionando a qualidade do saneamento nos municípios brasileiros com mais de 100.000 habitantes e a incidência de doenças de transmissão feco-oral.

No próximo dia 17 de outubro, uma parceria entre o Instituto Trata Brasil, a Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental da Câmara Federal (Sanear), a GO Associados e o Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, com apoio das empresas Bauminas e Itron, organizará um seminário que mostrará “Exemplos em Saneamento Básico – Municípios provam ser possível universalizar serviços e reduzir perdas de água”.

Um abraço,

Gesner

Anexos