Presidente da Aesbe fala sobre o impacto da Covid-19 no setor do saneamento

Ocorreu ontem, na manhã de terça-feira (14/04), o lançamento do Abes Conecta. O projeto, que é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), traz conteúdos como webinars gratuitos, cursos e palestras on-line sobre temas diversos.

O primeiro webinar, realizado por meio de videoconferência, abordou o tema “As operadoras de saneamento e a pandemia da Covid-19”. Participaram do debate o presidente da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), Marcus Vinícius Fernandes Neves; o secretário executivo da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Francisco dos Santos Lopes; e o diretor executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Percy Soares Neto.

Entre os temas discutidos, esteve a operação das empresas de saneamento em meio à pandemia da Covid 19; ações que os agentes do setor poderiam propor ao governo a fim de ajudar as empresas durante a crise; a situação do abastecimento de água para a população; e medidas de proteção para os colaboradores das companhias estaduais.

Para o presidente da Aesbe, a crise do coronavírus traz desafios inéditos para o setor, mas também nos mostram oportunidades para nos reinventarmos. “Como o mundo, como o Brasil se encontrará após a pandemia? Essa é uma discussão importante porque mostra que o setor do saneamento precisa estar cada vez mais unido. Sejam empresas estaduais ou privadas, atuando no âmbito municipal ou estadual, a questão é que situações drásticas como esta mostram que precisamos de pautas conjuntas, que permitam a todos os agentes interagir. Só assim seremos capazes de fortalecer o setor e garantir esse serviço tão imprescindível para a população brasileira”, disse Marcus Vinícius Fernandes Neves.

Quem não acompanhou o webinar ao vivo, ainda pode assistir à gravação no site da Abes. Basta acessar o site: http://abes-dn.org.br/?p=33437

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores