Portal do Saneamento Básico
29/06/2020

Em Brasília, o Diretor-Presidente Walter Carneiro Jr. se reuniu com o Presidente da Funasa, Giovanne Gomes da Silva, para liberação de recursos para obras de saneamento em 20 municípios operados pela empresa

Governo do Estado e Sanesul estão empenhados na busca pela universalização dos serviços de saneamento em Mato Grosso do Sul. Na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, o Diretor-Presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr. esteve em Brasília em reunião com o novo Presidente da Fundação Nacional de Saúde – Funasa Coronel Giovanne Gomes da Silva.

Na pauta, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul -Sanesul entregou 24 propostas, conforme Portaria da FUNASA nº 2385, para viabilizar obras em 20 cidades do Estado.

O valor de investimento previsto é de R$ 81,7 milhões de reais para 15 obras de ampliação dos Sistemas de Esgotamento Sanitário, 8 para o Sistema de Abastecimento de Água e 1 para Resíduos Sólidos.

ETE

A meta é executar um total de 252.937 m de rede coletora de esgoto, 15.745 ligações domiciliares de esgoto, elevatórias e uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. E, 21.250 m de rede de distribuição de água, 1.067 ligações domiciliares de água, reservatórios, elevatória e poços tubulares profundos.

A Sanesul busca de forma contínua novos recursos para ampliação ou melhorias dos sistemas de fornecimento de água e da coleta e tratamento do esgoto. Atualmente, tem universalizado o fornecimento de água tratada para 1 milhão e trezentos mil habitantes e batalha pela universalização do esgotamento sanitário.

“A busca pela universalização da cobertura dos serviços de saneamento em água e esgoto representa um avanço para Mato Grosso do Sul, que poderá se tornar o primeiro Estado do país a disponibilizar para toda sua população esses benefícios.

Como o fornecimento de água já está disponível para toda a população dos municípios atendidos pela Sanesul, o nosso foco está na ampliação da cobertura de esgotamento e para isso investimos fortemente em infraestrutura. A Funasa já tem projetos de saneamento com a Sanesul, e estamos buscando ampliar essa parceria que irá beneficiar um número ainda maior de moradores de MS”, comenta o diretor presidente Walter Carneiro Jr.

Cobertura de Esgoto

A reunião contou com a presença do Senador de MS, Nelson Trad – PSD, coordenador da bancada e principal articulador do Estado no Congresso. Ele vem trabalhando para garantir a liberação dessa verba. Foi o Senador que viabilizou essa audiência com o presidente da Funasa.

A importância de um sistema público de coleta de esgoto está diretamente ligada à saúde dos moradores e é fundamental para preservação do meio ambiente, principalmente dos mananciais onde a água é coletada para abastecimento da população. A falta de tratamento e condições inadequadas também contribui para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas.

Em 2015, o Estado de MS contava com algo em torno de 30% de cobertura de esgoto, atualmente o índice é de 50% e o objetivo da empresa é atingir a universalização do esgotamento sanitário em 10 anos, visto que aproximadamente 90% dos municípios do Estado possui população inferior a 50.000 habitantes.

A empresa de saneamento aguarda com grande expectativa o resultado da reunião junto a Funasa para colocar em prática mais essas obras.

Fonte: Correio de Corumbá.