Portal do Saneamento Básico
03/11/2020

O objetivo da instalação é sanar problemas de saneamento básico de bairros banhados pela bacia do São Raimundo

A instalação de equipamentos de tubulação nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída no bairro Educandos, indicou nesta semana por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A construção da ETE  tem o objetivo de sanar problemas de saneamento básico de bairros banhados pela bacia do São Raimundo, nas zonas sul e oeste. A instalação também faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário da terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Atualmente, a instalação já tem 80% de execução, incluindo a parte civil da construção, já concluída.

Procedimentos Finais

Segundo a UGPE, resta agora a instalação das tubulações, equipamentos e a finalização das instalações elétricas.

“As tubulações serão as responsáveis pelo transporte dos fluidos de mais de 130 mil pessoas entre os tanques da estação de tratamento, ao finalizar esta parte da intervenção da ETE, as obras alcançam 85% de execução. Paralelo a instalação e a soldagem das tubulações, os modernos equipamentos responsáveis pelo tratamento de esgoto também estão sendo instalados”, afirmou a engenheira civil, Tatiana Lachi.

A expectativa é que a ETE do Prosamim tenha a capacidade de tratar 200 litros de esgoto por segundo, que será coletado através de 24 quilômetros de rede de coleta de esgoto e seis estações elevatórias, que já foram concluídas.

“As obras de esgotamento sanitário do Prosamim III representam uma grande contribuição do Governo do Estado e da gestão Wilson Lima no saneamento básico para a cidade de Manaus. São 100 milhões de investimentos em tecnologia, redes de coleta e estações de tratamento e elevatórias”, afirmou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

Fonte: Toda Hora.