Portal do Saneamento Básico
13/10/202

Iniciativa colocará os municípios de Narandiba, Prudente e Pirapozinho em destaque no que diz respeito ao abastecimento do gás gerado a partir do processamento de resíduos da cana-de-açúcar

De acordo com a GasBrasiliano, o projeto da usina Cocal de Narandiba que produzirá Biometano a partir da cana de açúcar continua em plano de expansão para o período 2020-2024, sendo que sua viabilização ainda depende da obtenção de autorização do órgão regulador, a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo)

Projeto Em Expansão

“As atividades relacionadas à estruturação do projeto para sua futura execução continuam sendo realizadas normalmente”. A Arsesp, por sua vez, em nota, esclarece que o projeto da usina Cocal de Narandiba está sendo avaliado no âmbito da 4ª Revisão Tarifária Ordinária da GasBrasiliano, a qual seguirá o cronograma publicado na Deliberação Arsesp nº 959, tendo sua finalização ainda em 2020.

Saiba mais sobre o Biometano da usina Cocal de Narandiba

Conforme a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o biometano é um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás por meio da cana-de-açúcar. Por sua vez, o biogás é originário da digestão anaeróbica de material orgânico – decomposição por ação das bactérias, composto principalmente de metano e dióxido de carbono.

É produzido a partir de produtos e resíduos orgânicos agrossilvopastoris, resíduos agrícolas, estercos de animais, esgoto doméstico e resíduos sólidos urbanos tais como o da cana-de-açúcar.

Capacidade De Produção

Em termos anualizados, a planta produzirá na fase 1:

Fonte: Click petróleo e gás.