Portal do Saneamento Básico
22/10/2020

Entre agosto e setembro, Minas registrou a expansão das áreas com seca de 68,02% para 81,68%.

Um monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) registrou seca em 81,6% de Minas Gerais no mês de setembro. As temperaturas acima da média e as chuvas escassas para o mês foram o que causaram a expansão de áreas secas no Noroeste e região Central de Minas, bem como o aumento no grau de severidade da seca em parte do Oeste e Centro-Sul do Estado.

“Entre agosto e setembro, a área total com seca em Minas Gerais subiu de 68,02% para 81,68% – maior parcela do território mineiro com o fenômeno desde dezembro de 2019 (96,72%). Em termos de severidade, a seca se agravou com a ampliação da área com seca grave, que passou de 5,09% para 12,2% do estado. Minas tem a pior situação do Sudeste em setembro por ser o único com partes de seu território com seca grave e seca extrema”, informou a ANA.

Outros Estados 

A situação de seca mais severa registrada em setembro, ou seja de seca extrema aconteceu em Mato Grosso do Sul, que teve 24,08% de seu território nessas condições, seguido do Paraná (8,6%) e Minas Gerais (2,92%). Já o Estado que registrou as melhores condições foi o Rio Grande o Norte, que teve a menor área com seca (33,54%) e somente na intensidade fraca.

Setembro é climatologicamente seco em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Tocantins. As chuvas são inferiores a 30 milímetros (mm) na maior parte dos Estados nordestinos, Norte de Minas Gerais, Nordeste de Goiás, Leste de Tocantins, Distrito Federal e Centro-Norte de Mato Grosso do Sul. Já no Sul e em alguns pontos do litoral de Pernambuco, Alagoas e Bahia, os volumes médios mensais de chuvas oscilam entre 120mm e 250mm.

Fonte: O Tempo.