Mananciais da Serram, no Paraná, estão abertos para visitas neste fim de semana

Neste mês de abril, os Mananciais da Serra estarão abertos ao público neste sábado (14) e domingo (15). O local fica em Piraquara, a 40 km de Curitiba, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi.

Importante por conta da vegetação de Mata Atlântica e por abrigar os centenários equipamentos de saneamento, os Mananciais ficam abertos a visitas públicas uma vez por mês. O coordenador de Patrimônio Histórico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Junio Ferreira Lima, explica que a intenção é aproximar a população do espaço e permitir que compreendam a necessidade da preservação ambiental. “É uma oportunidade de lazer com a família no final de semana, mas, acima de tudo, é um momento para conhecer e entender porque devemos preservar os Mananciais”, diz.

O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta, e permite a observação da natureza e fazer caminhadas. Na visita, é possível conhecer a Trilha da Chaminé (1,5 km de extensão), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha do Salto (1 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. Os visitantes ainda podem conhecer o mirante, próximo a Barragem Piraquara I, também conhecida como Barragem do Cayuguava.

PASSEIOS – Na entrada, há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro. As visitas são gratuitas, começam às 8h30 e a entrada é permitida até as 16h. Às 17h30, os passeios são encerrados. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar lanche.

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Sanepar, pela Prefeitura Municipal de Piraquara, pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelo Parque Estadual Pico do Marumbi.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores