Governo do ES e Município de Vitória assinam contrato e convênios para serviços de saneamento

 Por Assessoria de Comunicação da Cesan

Contrato de prestação de serviço foi assinado no dia 21 de março

O Governo do Estado e o Município de Vitória assinaram, no dia 21 de março, o contrato que permite à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) continuar a prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na cidade pelos próximos 30 anos. Pelo acordo, a Cesan vai realizar os investimentos necessários para atender ao plano municipal de saneamento. Durante a solenidade realizada no Palácio Anchieta, foram assinados outros dois convênios para serviços de saneamento na Capital.

O governador Renato Casagrande pontuou a importância da assinatura do contrato e dos investimentos em saneamento básico para que as pessoas mais necessitadas possam ter mais qualidade de vida. “Onde não tem saneamento é justamente onde está a população mais necessitada morando. É nessa região que a agência reguladora vai acompanhar de perto os investimentos, cobrar que tudo esteja feito dentro do contrato, pois são as pessoas que mais necessitam de qualidade de vida. Investir em saneamento é investir em qualidade de vida. Fizemos uma captação de recurso em 2012 de mais de 1 bilhão de reais que vai permitir investimentos em Viana, Cariacica e Vila Velha na casa dos R$ 500 milhões”, afirmou.

Também participaram da assinatura do contrato, o presidente da Companhia, Carlos Aurélio Linhalis (Cael) e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende. O acordo é regido pelas Leis Federais nº 11.107/05, 11.445/07, 8.987/05 e8.666/93; pelas Leis Estaduais nº 9.096/08 e 827/16 e pela Lei Municipal nº 8.945/2016.

De acordo com Cael Linhalis, os investimentos vão garantir que o serviço de coleta e tratamento de esgoto seja universalizado no município. Em Vitória, a coleta e o tratamento do esgoto já estão disponíveis para 91,4% da população, sendo que 83,1% dos moradores já ligaram seus imóveis às redes da Cesan, faltando apenas que 8,3% da população que tem o serviço disponível faça a ligação dos imóveis ao sistema de esgotamento.

“Nos próximos quatro anos a Cesan prevê investimentos de mais de R$ 2 bilhões na ampliação dos serviços de coleta, tratamento de esgoto e abastecimento de água nos municípios que atende”, frisou o presidente da Companhia.

Assim como em todos os 52 municípios onde atua, a Cesan atingiu a universalização nos serviços de abastecimento de água em Vitória no ano de 2009. Desde então, a Companhia realiza as obras necessárias para que o serviço acompanhe o crescimento da população. O contrato de programa também garante que o sistema de abastecimento de água receba os investimentos necessários para acompanhar o crescimento da cidade.

Na mesma solenidade, o Estado do Espírito Santo e o Município de Vitória também firmaram convênio de cooperação para atuação associada no setor de saneamento básico, em atendimento ao artigo 241 da Constituição Federal. Outro convênio assinado atribui à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) a regulação, controle e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na Capital.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, enfatizou que os acordos vão beneficiar mais de 350 mil moradores de Vitória. “Os contratos e convênios assinados firmam importantes compromissos com a nossa Capital, promovendo a gestão associada na prestação de serviços públicos de saneamento básico, que são previstos na Constituição Federal, na Política Estadual de Saneamento Básico e também no Plano Municipal de Saneamento Básico”, arrematou.

Parceria

Em seu discurso, o governador Casagrande destacou ainda a retomada do diálogo com a Prefeitura de Vitória e as primeiras ações em parceria com o Executivo municipal.

“A retomada do diálogo já está produzindo muitos efeitos para a população de Vitória. O ato de hoje é para a nossa Capital, mas o trabalho de saneamento é integrado na Grande Vitória. Quando se realiza trabalho em um município, ajuda os demais. Essa retomada no diálogo representa o respeito ao capixaba. Inclusive, temos outras ações com a prefeitura, como a velocidade que demos às obras da Avenida Leitão da Silva e a volta do desfile de Sete de Setembro para a Capital”, lembrou.

Contratos no interior

Nesta sexta-feira (22), também serão assinados contrato de programa e convênio de cooperação entre a Cesan, Governo, Arsp e municípios do interior do Estado. Nos mesmos moldes da parceria entre Cesan e Vitória, os acordo preveem a prestação de serviços de coleta, tratamento de esgoto e abastecimento com água tratada.

Em Santa Teresa e São Roque do Canaã, os contratos terão duração de 30 anos. Já em Mantenópolis o prazo é de 25 anos. Os investimentos previstos pela Cesan vão garantir a execução dos planos de saneamento dos respectivos municípios.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores