Episódio 30 do É Básico aborda a discrepância entre os dados do SNIS e do Plansab

O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming. Acesse o link: https://anchor.fm/basicopodcast e escolha sua plataforma preferida para ouvir o episódio completo

Por Rhayana Araújo – gerente de Comunicação da Aesbe

O episódio 30 do É Básico traz informações sobre o Estudo lançado pela Aesbe que mostra a discrepância verificadas entre os números publicados na imprensa desde 2020, com base no Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), que diferem significativamente daqueles contidos no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) de 2017, elaborado pelo Governo Federal. Para falar sobre o assunto, o É Básico recebe Adauto Santos, consultor em Saneamento e responsável pelo Estudo; e Sergio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe.

Os convidados explicam o motivo dessa discrepância. “Os dados do SNIS se referem exclusivamente a atendimentos com redes de água e esgoto. O Plansab leva em consideração as especificidades do Brasil, as especificidades do tipo de ocupação, onde as populações estão inseridas, e as soluções alternativas que são praticadas no Brasil”, afirmou Adauto Santos.

Diante do exposto, Sergio Gonçalves reforça no episódio a agenda propositiva da Aesbe para o saneamento básico brasileiro, que foi encaminhada também para todos os candidatos à Presidência da República. Confira aqui a agenda completa. 

O episódio 30 do É Básico conta com a apresentação de Renata Nunes, assessora da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e de Wendell Barbosa, assessor de Comunicação da Deso. Conta com a produção de Rhayana Araújo, gerente de Comunicação da Aesbe, e edição de Marcos Monteiro, TI da Aesbe.

O podcast está disponível no Spotify, Deezer, Google Podcast e em outras plataformas de streaming, escolha a sua plataforma preferida para ouvir o episódio completo: https://anchor.fm/basicopodcast.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores