Por Marcos de Moura e Souza – Valor Econômico

12/02/2019 – 17:01

NOVA LIMA (MG) – O governo de São Paulo tem uma agenda com mais de 220 projetos de desestatização. Dessa agenda poderá fazer parte a principal estatal paulista, a empresa de seneamento Sabesp.

Segundo afirmou o governador João Doria (PSDB) nesta terça-feira em um evento com empresários e executivos em Minas Gerais, a intenção de sua gestão será por em prática um programa liberal. “Os princípios que movem uma nação, que geram empregos, que geram prosperidade é sempre o movimento liberal”, disse ele durante palestra. “Não é o movimento estatizante, não é o socialismo, não é a visão totalitária.”

Doria lembrou que a venda da Sabesp depende da aprovação de um projeto de lei pelo Congresso Nacional que passe a permitir a venda de estatais de saneamento. “O que vai transformar o nosso país é o desenvolvimento econômico”, declarou. “Por isso definimos 220 projetos desestatizantes, onde vamos tirar o Estado e colocar a livre iniciativa.”

E acrescentou: “Não temos que ter medo de privatizar”. Além da Sabesp, fazem parte do pacote privatizante de Doria projetos ferroviários no Vale do Paraíba e na região Campinas e também a venda de 20 aeroportos regionais. “Teremos quase 500 voos para São Paulo e de São Paulo para outros destinos, inclusive para o interior”, afirmou.

“Vamos privatizar o zoológico, o jardim botânico e todos os parques florestais de São Paulo”, disse ele, citando alguns exemplos de seu programa. O governador disse também que seu governo está cortando custos. Segundo ele, em menos de 60 dias, o governo já economizou R$ 512 milhões.

Depois da palestra, Doria tinha agendado um encontro com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo). Na pauta, a defesa da reforma da Previdência, cujo texto está para ser definido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).