Convênio entre a Corsan e a Unisc vai garantir água de maior qualidade para município gaúcho

Com informações da Assessoria de Comunicação da Corsan

Buscando trazer qualidade à perfuração de poços para os municípios do interior do Estado do Rio Grande do Sul, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) firmou um termo de cooperação com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em outubro deste ano. O projeto para a desfluoretação de águas foi desenvolvido por professores da Unisc. A iniciativa vai ajudar a garantir água potável de maior qualidade para a população de Santa Cruz do Sul (RS). A ideia é diminuir a concentração de flúor nas fontes provenientes de poços artesianos instalados na região.

Embora o flúor seja importante na prevenção de cáries, se consumido de maneira inadequada, provoca problemas como a fluorose dental, causadora de manchas no esmalte dos dentes e má formações anatômicas. Segundo a Unisc, a alta taxa de flúor em águas subterrâneas é um problema entre os municípios Tabaí e Mata.

Desenvolvido pelos professores da universidade, o projeto para a desfluoretação de águas já é praticado com sucesso desde 2020 em comunidades locais, cujos primeiros protótipos foram implementados em residências de Restinga Seca e encaminhados para Novo Xingu. Dessa forma, foi criado um equipamento à base de carvão ativado de osso bovino, que filtra o volume do flúor na água. O termo de cooperação firmado entre a universidade e a companhia estadual ampliará o projeto para poços de maior vazão operados pela Corsan com o intuito de beneficiar diversas famílias da região, promovendo a distribuição de água potável para determinadas comunidades.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores