Compliance da Cagepa é case em evento estadual sobre Controle Interno na Paraíba

O trabalho de boas práticas de gestão e governança desenvolvido na Cagepa foi tema de palestra nesta terça-feira (27), durante abertura da III Semana Estadual de Controle Interno, realizado em João Pessoa (PB). O chefe da Assessoria de Gestão de Riscos e Compliance da companhia, Josiclei Cruz, ministrou a apresentação, conversando com os servidores do Estado presentes sobre o processo de implementação da governança corporativa na Cagepa.

O secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Guedes, abriu os trabalhos descrevendo o case da Cagepa, como uma empresa que soube “fazer seu dever de casa” de forma simples e eficiente. “Ouvir a experiência da Cagepa nessa jornada de construção do Compliance é um privilégio, já que é um excelente exemplo de um órgão do Estado que compreendeu o processo e serve de exemplo para demais órgãos que estão implementando o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)”, disse.

De acordo com Josiclei Cruz, para desenvolver o PNPC na Cagepa, foi necessário trabalhar a liderança, a estratégia e o controle, em diversos âmbitos. “Uma boa gestão começa nos detalhes. Iniciamos pela comunicação, buscando uma forma de alcançar todos os empregados. O segundo ponto foi acompanhar o uso do documento na instituição, como o Código de Integridade. E focar nos treinamentos; a educação corporativa é muito importante”, detalhou.

Para o chefe de assessoria da Cagepa, o êxito nos resultados depende de ir além de cumprir apenas o PNPC. “Não é só cumprir o que rege o programa como uma regra a mais. É cultura organizacional. Tudo parte do seguinte questionamento: o que podemos fazer a mais para prestar um bom serviço à sociedade e ser referência nacional? Nossa metodologia de trabalho não é a única correta, é só uma que deu certo. O nosso diferencial foi ter atitude, acreditar e gerar engajamento”, finalizou.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores