Com mudança, Caesb não exclui risco de aumento de preços. Hoje, quem consome até 10 mil litros por mês paga valor fixo de R$ 29,50.

Por TV Globo e G1 DF

12/03/2019 07h20

A Caesb deixou para 2020 o fim da tarifa mínima na conta de água dos consumidores do Distrito Federal. Atualmente, quem consome até 10 mil litros por mês paga um valor fixo: R$ 29,50.

Segundo a superintendente de regulação da Caesb, Aline Oliveira, o prazo foi devido à necessidade de fazer novos estudos e simulações sobre o impacto que a mudança traria para as contas da estatal.

Ela afirmou que a companhia está revendo a distribuição das faixas de consumo, de forma a extinguir a faixa que vai de 0 a 10 mil litros – que paga a tarifa mínima.

Em 2016, dados da própria Caesb indicavam que 46% dos clientes se encaixavam nesta faixa de consumo mínimo – o que correspondia a 292,8 mil imóveis. Ou seja: mesmo o consumidor buscando economizar, continuava pagando a mesma tarifa.

Para Aline Oliveira, a previsão é de que o consumidor pague mais barato com a novidade, pelo menos a curto prazo. “A ideia é que essa alteração não implique uma revisão imediata da tarifa aplicada. A ideia é que essa nova estrutura mantenha a receita atual que a empresa tem”, declarou.

No entanto, ela confirmou que existe um risco de a conta ficar mais salgada a longo prazo.

“Uma alteração [na tabela de preços] seria necessária somente se a receita, depois de aplicar a nova estrutura tarifária, ficar acima ou abaixo da receita regulatória estabelecida pela Adasa [Agência Reguladora das Águas do DF].”

A ordem para derrubar a tarifa mínima partiu de uma lei da Câmara Legislativa promulgada em novembro de 2018. O projeto, de autoria da então deputada Liliane Roriz (Pros), tinha sido vetado pelo governo, mas acabou “ressuscitado” pelos distritais.