Por Assis Moreira – Valor Econômico

22/01/2019 – 19:11

DAVOS – O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta terça-feira à noite, em Davos, que o Brasil ficará ”por ora” no Acordo do Clima de Paris. Ele respondeu ao Valor ao sair de um jantar oferecido pelo fundador do Fórum de Davos, Klaus Schwab, com presença de empresários que pareciam otimistas sobre o que ouviram.

Fontes disseram que Bolsonaro foi genérico, e as próprias perguntas também, com os participantes mais interessados na direção que o governo vai tomar.

O “por ora” de Bolsonaro ao acordo do clima, segundo alta fonte brasileira, significa que o Brasil certamente vai cobrar dos países desenvolvidos que assumam concretamente sua responsabilidade no combate à mudança climática.

Significa, por exemplo, que os países desenvolvidos cumpram o compromisso de fornecer mais de US$ 100 bilhões para a transição nos países em desenvolvimento para uma economia menos carbonizada.

No jantar, num elegante hotel de Davos, outro tema que Bolsonaro reiterou foi sobre abertura comercial.

Fontes do governo explicam que o compromisso de Bolsonaro com o presidente argentino Mauricio Macri foi de negociação do Mercosul com a União Europeia. Ou seja, vai insistir na negociação entre os blocos, e não partir para uma negociação entre o Brasil e a EU.