Aesbe realiza curso de Análise de Contas de Energia Elétrica

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo 

José Ribamar Serejo ministra o curso direto da sede da Aesbe

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e a Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CTDO) realizam o curso de Análise de Contas de Energia Elétrica – Aplicação da Resolução Normativa Nº1000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANNEL), na Redução de Custos com Energia Elétrica ao Setor de Saneamento. O curso iniciou nesta quarta-feira (10), na modalidade EAD, direto da sede da associação, em Brasília (DF), e segue até o dia 12 de agosto. Participam da capacitação, 28 integrantes da CTDO.

Em formato exclusivo, o curso é ministrado por José Ribamar Serejo, analista de Tecnologia da Informação, economista graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que já ministrou com sucesso mais de 20 treinamentos sobre as Resoluções Normativas da ANEEL, e exerceu, entre outras atividades, as funções de assessor da Presidência da Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema), gerente da Divisão de Microinformática, e atuou no desenvolvimento e na implantação de sistemas energéticos, com experiência na área de redução de custos com energia elétrica há mais de 20 anos.

Com carga horária total de 24 horas/aula, o curso conta com dois módulos e é composto por aulas transmitidas ao vivo. Foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma apresentação das formas de análise dos componentes das Faturas de Energia Elétrica, em conformidade com a Resolução Normativa Nº 1000/2021-ANEEL, com a finalidade de estipular as ações administrativas, que visem a redução dos altos custos de energia, com a readequação da forma de contratação.

No primeiro módulo do curso, Serejo aborda a exposição sistemática da Resolução Normativa 1.000/2021 da ANEEL, e no segundo módulo é realizada a Oficina de Análise das Faturas de Energia Elétrica a Luz da Resolução Normativa 414/2010, dos últimos quatro meses. 

De acordo com José Ribamar Serejo, mestre do curso, é fundamental analisar as resoluções e normas técnicas para desenvolver os melhores processos de compra no setor. “O curso é uma iniciativa de vital importância, pois faremos nesse treinamento toda a orientação para as concessionárias sobre como comprar energia de uma forma que esse processo se ajuste e adeque as necessidades das Companhias. É muito importante que todos saibam com clareza a resolução nº 1.000/2021 – ANEEL, pois é um tema não trivial que possibilita uma análise profunda das faturas, garantindo melhora no processo de compra”, afirma.

Serejo ressalta que também será abordada a importância dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica (PRODIST) e da norma técnica 587 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). “É um arcabouço que aqui é centralizado e refinado para que todos os alunos possam ter, administrativamente, um bom entendimento”, ressalta o professor.

O curso fornece apostila sobre o treinamento, planilhas padronizadas para estudo de casos de análise financeira da viabilidade da redução de custos, planilhas para a demonstração da efetiva redução de custos com energia elétrica, modelos de ofícios, tabelas de tarifas, Norma Técnica, certificados de conclusão do treinamento, entre outros materiais didáticos por meio magnético.

Segundo Serejo, os treinandos estarão capacitados a criar o núcleo gestor de energia elétrica ou comissão interna do uso de energia; identificar o grupo tarifário do cliente; distinguir os contratos de fornecimento de energia; realizar a gestão dos contratos de fornecimento e diversas outras atividades relacionadas ao tema.

“É uma iniciativa muito sublime da Aesbe fazer esse evento. Demonstra o zelo e toda a preocupação que a Associação tem com as suas associadas. É necessário sempre lembrar que uma grande e relevante despesa das concessionárias de água e esgoto, atualmente, é a energia elétrica”, conclui o professor.

Participam do curso, 28 integrantes da CTDO

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores