Durante Fenasan, consultor Antonio Miranda apresenta estudo da Série Universalizar da Empresas Estaduais de Saneamento Básico (Aesbe). Com o título “Saneamento Rural: Proposta de recomendação da Aesbe a seus associados” , o estudo foi apresentado durante a mesa redonda, coordenada por Eliana Kitahara, engenheira especialista da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e moderada por Meunim Junior, engenheiro da Sabesp.
No painel, intitulado “Estratégias e Políticas para Implantar a Gestão Compartilhada do Saneamento em Comunidades Rurais”, Miranda apresentou não apenas a metodologia e o escopo do estudo, mas também os resultados obtidos por meio de informações coletadas das associadas da Aesbe. Ele enfatizou as recomendações feitas pela entidade para enfrentar os desafios do saneamento rural, que foram bem recebidas pela audiência lotada.
Além disso, o momento contou ainda com a participação de Sérgio Murilo Guimarães, que compartilhou a experiência do CISAR de Pernambuco, e Flávio Gomes, que apresentou a perspectiva da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, destacando os programas do governo voltados para o setor.
A apresentação de Miranda foi um sucesso, atraindo a atenção de diversos participantes que, após o evento, se mostraram interessados em discutir as iniciativas propostas. “A iniciativa da Aesbe foi muito elogiada, e a participação foi considerada relevante e necessária”, comentou Antonio Miranda.
Para mais detalhes sobre a Série Universalizar e os estudos relacionados ao saneamento rural, visite o site da Aesbe.