A participação ativa da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) no V Fórum Novo Saneamento, realizado em São Paulo nos dias 7 e 8 de maio, foi marcada por intensos debates e contribuições significativas para o setor. Nesta quarta-feira (8), três associadas à Aesbeintegraram o painel “Parcerias Público-Privadas no Setor de Saneamento – Modelagem e Aprendizado de Projetos já Licitados”.
Moderado por Marina Anselmo, sócia do Mattos Filho Advogados, o debate contou com a participação de Aguinaldo Ballon, presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae); de Ricardo Antônio Torres Rodrigues, diretor de Mercado e Parcerias da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); e de Kátia Muniz Côco, Diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
Os debatedores abordaram temas cruciais como a modelagem das PPPs, a alocação de riscos, indicadores de desempenho, garantias públicas e impactos tarifários, proporcionando uma visão abrangente dos desafios e oportunidades nesse modelo de parceria.
Além disso, também nesta quarta-feira (8), a procuradora Jurídica da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), também associada à Aesbe, integrou o painel “Reequilíbrio Econômico-Financeiro e Indenização”, que foi moderado por Rafael Vanzella, Sócio da área de infraestrutura e financiamento de projetos do Machado Meyer. Nesse debate, foram discutidos os parâmetros, metodologias e desafios relacionados ao reequilíbrio de contratos no setor de saneamento, bem como as alterações promovidas pelo novo marco legal.
A presença da Aesbe foi evidenciada não apenas pela participação em diversos painéis e mesas-redondas, mas também pela exposição da Revista Sanear, promovendo a disseminação de conhecimento e boas práticas entre os presentes.
Nessa terça-feira, a Aesbe promoveu o painel exclusivo painel “Agenda Saneamento: as oportunidades da COP30 e ESG” no evento e participou de outros dois. Clique aqui e saiba mais sobre os debates.
Este evento, de suma importância para a agenda do saneamento básico no Brasil, reuniu especialistas, gestores e representantes de empresas do ramo, com foco em estratégias para o avanço e aprimoramento das políticas públicas voltadas para o setor.
A participação da Aesbe e de suas associadas nos painéis do V Fórum Novo Saneamento demonstra o compromisso das empresas estaduais de saneamento com o desenvolvimento e aprimoramento do setor. A troca de experiências, a discussão de temas estratégicos e a busca por soluções inovadoras são essenciais para enfrentar os desafios e garantir o acesso universal aos serviços de saneamento básico no país.